InícioPoliticaEscândalo do desvio de marmitas dos pobres no Governo Lula chega ao...

Escândalo do desvio de marmitas dos pobres no Governo Lula chega ao TCU

Tribunal de Contas da União deu cinco dias para que o Governo Lula justifique as suspeitas de fraude na distribuição de marmitas a pobres, em São Paulo. Imprensa revelou que há um esquema milionário que desvia a alimentação para os mais carentes.


A determinação é do ministro Augusto Nardes, que cobrou explicações do Ministério do Desenvolvimento Social e a ONG Mover Helipa, supostamente envolvida no esquema e comandadas pela integrantes da família Tatto, todos vinculados ao Partido dos Trabalhadores.


Segundo o site Terra, a decisão foi assinada dia 18 de fevereiro e atende a um pedido do Partido Novo.


Esquema


O site Estadão questionou o ministério, comandado pelo petista Wellington Dias, e a pasta respondeu que suspendeu a parceria com a ONG suspeita. A pasta disse ainda que realiza procedimentos de averiguação e fiscalização junto à Controladoria-Geral da União (CGU).


Ou caso


Jornal O Globo revelou o que pode ser considerado a ‘’máfia das marmitas’’, em São Paulo. O Governo Lula tem pago por refeições destinadas a pobres, mas a reportagem não encontrou nenhum registro de doações de alimentos.


Conforme a denúncia, reproduzida também pelo site O Antagonista, uma organização social chamada Mover Helipa foi contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Social – chefiada pelo petista Wellington Dias – para fornecer marmitas a pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, não há qualquer sinal de produção e distribuição desses alimentos.


A reportagem procurou os endereços das entidades e também de onde seria distribuída a refeição, mas não encontrou nada nos endereços divulgados pelo Governo Federal.


A Mover Helipa é comandada, diz o Globo, por José Renato Varjão, ex-assessor do deputado federal Nilto Tatto, do PT. Ainda segundo o jornal, essa ong subcontratou, no âmbito do programa Cozinha Solidária do governo Lula, uma série de entidades pertencentes a atuais ou ex-integrantes de gabinetes petistas, como a Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá, do bairro Jardim Varginha, na zona sul da capital paulista, para produzir e distribuir quentinhas a moradores de rua


Onde estão?


No contrato entre a Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá havia previsão de entrega de 4.583 refeições por mês durante um ano, mas o endereço informado ao governo estava fechado quando a reportagem do jornal foi ao local. Vizinhos negam que haja distribuição de marmitas no endereço.


A entidade subcontratada pela Mover Helipa, vencedora do edital de chamamento público, pertence a Paula Souza Costa, lotada no gabinete do ex-vereador de São Paulo Arselino Tatto (PT) até dezembro de 2024.


Um recibo assinado por Paula Costa indica o recebimento de 11 mil reais em dezembro pelo “apoio à produção e oferta de 4.583” quentinhas entre 1º e 31 de dezembro de 2024.


Ao jornal, a ex-assessora informou ter entregue 250 marmitas no mês de janeiro, parceria com o projeto ONG Sueli, que supostamente fica no endereço visitado pelo jornal. A quantidade representa 5% do valor mensal estipulado.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fale com a Total 40 Graus Notícias!

Tem algo para nos contar? Faça sua denúncia, mande seu flagrante ou sugira uma pauta!

Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99161-8810. O sigilo é garantido por lei.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubeTikTok @threads

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

spot_img