Equipe da Sicredi Centro-Sul MS/BA e autoridades visitam obras do Hospital de Amor em Dourados
Na tarde desta terça-feira, 18 de fevereiro, diretores da Sicredi Centro-Sul MS/BA, autoridades municipais, colaboradores do Instituto de Prevenção de Dourados, da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores e representantes do Hospital de Amor, visitaram as obras do Hospital de Amor de Dourados, que está sendo construído na Avenida Guaicurus, próximo ao Aeroporto.
A execução da obra é da Sicredi Centro-Sul MS/BA e tem previsão de entrega no segundo semestre deste ano.
O presidente da Cooperativa, Paulo Roberto Neves, ressaltou o orgulho pelo engajamento da sociedade douradense na concretização do hospital, um projeto que também conta com o apoio dos mais de 150 mil associados. “É um orgulho e uma satisfação fazer parte desse projeto inspirador. A gente anda pelos 38 municípios da nossa área de atuação no Mato Grosso do Sul e vemos a comoção das pessoas quando falamos desse sonho que está saindo do papel, já que muitas delas passam pelo enfrentamento da doença”, disse.
Presente na visita em Dourados, o advogado Henrique Prata Filho, filho do presidente do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata, enfatizou que é possível mudar a história da saúde e da oncologia no país e lembrou que essa é só uma etapa que se inicia na cidade.
“Isso aqui é só o começo e todos que participaram dessa fase estão convidados a participarem das outras. O desafio é de custeio, porque a construção engaja e gera um movimento que precisa continuar, e por isso é importante manter a população vinculada à obra e a esse projeto que não é de uma entidade, é de Dourados e é de responsabilidade de todas as pessoas”, afirmou.
Henrique Prata Filho lembrou da importância de uma gestão otimizada e disse que onde o hospital chega, há mudanças no quadro de assistência social, da saúde do município e na forma com que as instituições trabalham. “Faz parte da nossa missão engajar, ensinar e buscar o padrão ouro de atendimento em cada área de nossa atuação para que, de fato, os pacientes percebam o quanto são cuidados. Eu não tenho nem como agradecer ao Sicredi e ao papel que as cooperativas de crédito têm nesse país hoje. Eu espero realmente que quem olhe para o Hospital de Amor de Dourados saiba que é o Hospital Sicredi”, ressaltou.
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, esteve na visita às obras do Hospital de Amor de Dourados e destacou a importância de otimizar recursos e organizar a rede de assistência da oncologia da cidade para que o paciente seja atendido com rapidez e qualidade. Ele ressaltou que o foco deve ser o paciente, utilizando inteligência para atender a grande demanda que necessita de muitos recursos. O hospital trará avanços tecnológicos e reduzirá o sofrimento dos cidadãos e cidadãs.
A coordenadora municipal do Hospital de Amor de Dourados, Cristiane Iguma, explicou que a transferência da equipe do Instituto de Prevenção de Dourados para a nova unidade será automática e que já está em negociação para a aquisição dos equipamentos que vem de doações, emendas parlamentares e governos. O local terá atendimento de prevenção, tratamento, centro de diagnóstico por imagem e ala cirúrgica, que serão implantados por etapas. Hoje, mais de 2 mil e 400 pessoas são atendidas pelo Instituto mensalmente, vindos de 25 municípios da região da Grande Dourados. “Estamos construindo esse fluxo de atendimento, temos médicos preparados e vale ressaltar que o Sicredi foi a grande parceira desse projeto”, enfatizou Cristiane.
Ademar Capucci, coordenador estadual do Hospital de Amor, lembrou que o Hospital de Amor de Dourados terá o quarto melhor aparelho de tecnologia para oncologia do país, se igualando a tratamentos feitos na Holanda, por exemplo, com chances muito pequenas de perda de paciente. “Estamos de 10 a 15 anos à frente da doença e onde a gente chega há economia para o município. É importante dizer que a Sicredi Centro-Sul MS/BA trouxe esperança para a região e mudou as perspectivas de prevenção e tratamento”, pontuou.
Todo o aterramento para o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) já está concluído, incluindo a infraestrutura de eletrocalhas, de esteira de ar condicionado e de esgotamento sanitário. A construção segue para a etapa de contrapiso e assim, sucessivamente, até a conclusão da obra que se dará ainda este ano. A Sicredi Centro-Sul MS/BA fez aportes financeiros ao projeto que totalizam R$ 24 milhões, recursos que foram aprovados pelos associados da Cooperativa nas assembleias de núcleo.
O Hospital de Amor de Dourados terá atendimento gratuito tanto para a prevenção e diagnóstico quanto para tratamento e reabilitação de pessoas com câncer de mama, colo de útero, de pele e de boca.
Fonte: Dourados News
!function(e,n,t){var o,c=e.getElementsByTagName(n)(0);e.getElementById