Apesar de não ter sido eleita ao cargo de Prefeita nas últimas eleições municipais de Campo Grande (MS), Adriane Lopes é considerada reeleita ao posto de chefe do Executivo Municipal após vencer a disputa contra Rose Modesto (União Brasil) neste domingo (27).
Mas, “por que reeleita?” Isso é o que muitos eleitores campo-grandenses querem saber depois que a candidata do PP levou a melhor neste segundo turno. A pergunta tomou conta das redes sociais e muita gente afirma não ter entendido o uso do termo “reeleição”.
Adriane Lopes: por que reeleita?
Contudo, a resposta para o questionamento é simples. Nas eleições municipais de 2020, Adriane era candidata a vice-prefeita do então candidato à Prefeitura Marquinhos Trad (PSD). Desse modo, quando elegeu Marquinhos para prefeito, o campo-grandense automaticamente elegeu Adriane como vice
Entretanto, ela assumiu o posto de prefeita em meados de 2022após Trad renunciar à Prefeitura para concorrer como Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. Anteriormente, os eleitores da capital um haviam escolhido justamente para tal funçãojá que é de conhecimento público o dever do vice em assumir a Prefeitura quando necessário.
Além disso, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o vice-prefeito que substitui o titular e concorre ao cargo principal só pode concorrer à “reeleição” e ser considerado “reeleito” caso tenha assumido o posto de prefeito há mais de seis meses antes das eleições.
Não é o caso de Campo Grande, Adriane Lopes ocupava o cargo de prefeita há dois anos e meio quando concorreu à Prefeitura em 2024. É por isso que, ao vencer a disputa com Rose Modesto neste domingo, a candidata do PP é considerada reeleita.
Diferença apertada contra Rose Modesto definiu Adriane Lopes como Prefeita de Campo Grande
A Prefeitura de Campo Grande teve, pela primeira vez na história, duas candidatas mulheres disputando o cargo. Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) seguiram ao segundo turno das Eleições de 2024, realizado neste domingo (27). As duas tiveram os melhores resultados nas votações do primeiro turno, no dia 6 de outubro.
O pleito também entrou para a história das eleições brasileiras, pois das 15 capitais com segundo turno no Brasil, Campo Grande foi a única com duas candidatas disputando o cargo do Executivo.
No primeiro turno, Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorreu como vice.
Já no segundo turno, Adriane somou 51,45% dos votoscontra 48,55% de Rose Modesto, se reelegendo como Prefeita da Capital sul-mato-grossense.
🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul
Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).