Aqueles que procuram cursar o ensino médio e um curso técnico integrados têm até essa semana para realizar inscrição no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Continua aberto o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados da instituição, ofertados gratuitamente em dez municípios. A data final para se inscrever é quinta-feira (26).
Neste tipo de curso, o estudante faz os três anos do ensino médio e, ao mesmo tempo, cursa disciplinas específicas de um curso técnico. Ao final, é possível ingressar no mundo do trabalho ou em um curso superior.
A taxa de inscrição de R$ 20 deverá ser paga até o dia 27 via PagTesouro, nas opções Pix, cartão de crédito ou boleto.
Vale lembrar que os candidatos que tiveram o pedido de isenção da inscrição (gratuidade) indeferido (negado) também deverão pagar a taxa de R$ 20 até 27 de setembro, caso contrário não poderão fazer a prova de ingresso no IFMS
A orientação, para todos os candidatos, é de que o comprovante de pagamento seja guardado até o final do processo seletivo.
Inscrição
Deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura do Exame de Seleção 2025 com todas as regras do processo seletivo.
O candidato que não tiver acesso à internet pode ir até à Cerel (Central de Relacionamento) de qualquer campus do IFMS e solicitar um computador para fazer a inscrição. Para isso, deve consultar o endereço e horário de atendimento do campus.
Exame de Seleção 2025
São ofertadas 1.760 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nos dez campi do IFMS, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas no primeiro semestre letivo do próximo ano.
Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter concluído o 9° ano do ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2025, e ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu próprio nome.
São 11 opções de cursos técnicos integrados: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.