Cenário demonstrado nas pesquisas realizadas até agora marca o ambiente popular na reta final da campanha
A disputa pela prefeitura da Sidrolândia abriu sua reta final a quatro dias das eleições com uma projeção de resultados que vem sendo mantida desde fevereiro do ano passado, quando foi feita e publicada a primeira das diversas pesquisas sobre intenção de voto. A prefeita Vanda Camilo (PP), que disputa a reeleição, é desde 2023 o alvo da preferência eleitoral dos sidrolandenses, dominando quase todas as amostragens registradas junto à Justiça Eleitoral pelos institutos.
Divulgada pelo “Correio do Estado”, o mais tradicional jornal diário impresso de Mato Grosso do Sul, a primeira pesquisa em Sidrolândia ouviu 501 pessoas entre 10 a 13 de fevereiro do ano passado. E os resultados do IPR não deixaram dúvidas: além de liderar todos os cenários simulados na consulta, Vanda teve seu governo aprovado por 79,64% e figurava na linha dos índices mais baixos de rejeição.
Num dos cenários ela saía com 45,31% contra 27,54% do ex-prefeito Daltro Fiúza (MDB), que não conseguiu se candidatar, impedido pela lei da ficha suja. Em outro cenário, sem Fiúza, e já contra o atual concorrente, ela registrava 56,09% das intenções de voto e Lúcio Basso 13,37%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e cumpriu todas as exigências legais.
CONTRA TODOS
Com este quadro, a maioria dos candidatos da época saiu da disputa e passou para o lado de Basso, dando maior peso ao seu palanque. Não colou. Mesmo com dois ex-prefeitos e vários ex-donos de mandato, a tentativa dos adversários não conseguiu superar a prefeita. É o que ficou demonstrado em duas pesquisas de setembro.
Na primeira, do Novo Ibrape, Vanda tem a dianteira, com 38% sobre 36,2% de Basso. Na segunda pesquisa, da Ranking Brasil Inteligência, a prefeita resiste à poderosa pressão dos adversários e segura a liderança: 42% a 37,6%. Sua explicação para tanta resistência: “Eu tenho o apoio da população, o trabalho que realizo na prefeitura tem o apoio da população. O que existe fora disso são especulações, fake news (notícias falsas) e jogo de cena para ludibriar os eleitores. E as urnas vão mostrar esta realidade”.
Além dos resultados de uma gestão transformadora, que vem dando rumos seguros ao desenvolvimento local, Vanda Camilo realiza um dos mais completos programas de obras na história do município, graças às parcerias com o governo de Eduardo Riedel (PSDB) e o apoio decidido de lideranças como o deputado estadual Gerson Claro (PP), do ex-governador Reinaldo Azambuja, do candidato a vice Nelinho Paim e da senadora Tereza Cristina.