Dados divulgados pelo Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) apontam que 53.783 sul-mato-grossenses doaram sangue e socorreram 107.566 vidas em 2023.
Os meses com maior número de doações foram agosto (5.084), junho (5.001), março (4.642), maio (4.567), entre outros.
Já os meses com menor número de doações foram outubro (3.860), abril (4.153), novembro (4.172), dezembro (4.364), janeiro (4.399), fevereiro (4.399), entre outros.
Homens (47,7%) doaram mais sangue do que mulheres (36,3) e 16% dos doadores foram classificados como inaptos, sendo 8,8% do sexo feminino e 7,2% do sexo masculino.
Apto é aquele que atende todos os requisitos (peso, idade e condições boas de saúde) para doar sangue e inapto é quem não atende. As causas mais comuns de inaptidão são uso de determinado medicamento, infecções, doenças, anemia, entre outros.
Pessoas acima de 29 anos (61,9%) foram as que mais doaram sangue em 2023, seguido do público de 18 a 29 anos (21,2%) e grupo menor de 18 anos (0,9%). Os outros 16% foram classificados como inaptos.
Os grupos sanguíneos com maior número de doadores foram O (54,1%), O+ (46,8%), A (32,6%) e A+ (28,8%). Já os grupos com menor número de doares foram AB- (0,4%), B- (1,3%), AB+ (2,5%), e AB (2,9%).
Atualmente, o Hemosul necessita de doações urgentes de O+ e O-, que encontram-se em estoque crítico de 25%. Quem é apto, pode fazer o gesto de solidariedade na sede do Hemosul, das 7h às 17h e no Banco de Sangue da Santa Casa, das 7h às 11h.
IMPORTÂNCIA
Doar sangue é um gesto solidário que salva vida de pessoas que sofreram acidentes e passaram por transfusões, transplantes, cirurgias e outros procedimentos.
Uma bolsa de sangue possui, em média, 450ml. Uma coleta, que leva de oito à doze minutos, pode salvar de três a quatro vidas.
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estadoa gerente de relações públicas da Rede Hemosul, Mayra Franceschi, afirmou que doar sangue é um gesto de amor ao próximo.
“A doação de sangue é um gesto solidário, única maneira de salvar vidas quando se precisa de transfusão de sangue. O ato de salvar alguém que você não conhece é uma das maiores demonstrações de amor que o ser humano pode praticar. Doar sangue é um ato de responsabilidade social, um dever do cidadão. Um olhar de preocupação com o outro. É também saber que o mundo gira e amanhã posso ser eu ou um dos meus a precisar”, explanou a gerente.
O que precisa para doar sangue?
-
Apresentar documento oficial com foto
-
Responder formulário com dezenas de perguntas a respeito do quadro de saúde
-
Passar por triagem médica – o paciente fica em observação e recebe lanche da equipe após a doação de sangue
-
Estar bem alimentado e descansado
Quem pode doar sangue?
-
Pessoas entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais/responsáveis e portar autorização do responsável legal
-
Pessoas com 51kg ou mais
-
O homem pode doar sangue quatro vezes por ano, de três em três meses. Já a mulher pode doar sangue três vezes por ano, de quatro em quatro meses.
*O período é diferente para a mulher, pois há perda de ferro durante o ciclo menstrual. Com isso, a reposição do estoque de ferro é mais demorada.
Quem não pode doar sangue?
-
Paciente infectado com Covid-19 ou gripe
-
Vacinados recentemente contra Covid-19 ou gripe. Quem tomou a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Quem tomou Coronavac ou a vacina da gripe deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose
-
Grávidas
-
Puérperas
-
Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
-
Pessoas portadoras do vírus da Aids
-
Pessoas portadoras de hepatite B e C
-
Pessoas que possuem determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, etc
-
Pessoas que fazem uso de determinado medicamento ( consultar médico)
-
Pessoas que usam drogas ilícitas
Confira locais e horários para doeção de sangue em Campo Grande:
- Hemosul: Fernando Corrêa da Costa, número 1304, Campo Grande – segunda à sexta-feira das 7h às 17h
- Banco de Sangue da Santa Casa: Rui Barbosa, 3.633, centro, Campo Grande – segunda a sexta-feira, das 7h às 11h