Desde o início desta semana, uma nova onda de calor tem impactado Mato Grosso do Sul, elevando as temperaturas acima dos 40°C em diversas regiões do Estado. Nesta quarta-feira (25), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho, que indica grande perigo, para 28 cidades. O aviso destaca que a umidade relativa do ar está abaixo de 12%.
Além da baixa umidade, o alerta de onda de calor indica temperaturas até 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias em todo Mato Grosso do Sul. Essas condições aumentam o risco de incêndios florestais e de problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz.
Embora o calor intenso não seja típico da primavera, neste ano as previsões indicam temperaturas acima da média durante a estação. Conforme o prognóstico da primavera, que começou no último domingo (22), a estação terá altas temperaturas, ondas de calor, pouca chuva e alto risco para incêndios.
Onda de calor gera recorde de temperaturas
Mato Grosso do Sul segue registrando temperaturas extremas, com índices acima de 40°C. Na última terça-feira (24), Aquidauana apareceu, pelo segundo dia consecutivo, na lista das cidades mais quentes do Brasil.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que a cidade registrou uma máxima de 42,2°C. Na região pantaneira de Nhumirim, em Corumbá, e em Água Clara, os termômetros chegaram a 42,1°C.
Em Campo Grande, o recorde de calor do ano também ocorre na terça-feira, a temperatura chegou a 39,8°C, tornando-se oficialmente o dia mais quente de 2024.
Ainda conforme o ranking nacional, que lista as 10 cidades mais quentes, Mato Grosso do Sul ocupa cinco posições, com Aquidauana, Nhumirim, Água Clara, Três Lagoas (42°C) e Coxim (41,3°C).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.