ATR-2 é o modelo do avião que caiu nesta sexta-feira (09), em Vinhedo (SP), que vitimou todos os passageiros a bordo da aeronave
Durante a tarde de ontem (09), um avião da Voepass com 62 pessoas a bordo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O avião acidentado, prefixo PS-VPB, se trata de um Turboélice ATR 72-500, um modelo que, diferente das outras aeronaves, é movido por hélices e não por motores a jato.
O acidente, que culminou na morte de todas as pessoas abordo, trouxe à tona um debate sobre a segurança das aeronaves de modelo ATR em comparação com os modelos a jato. As turboélices, apesar de possuírem particularidades diferentes, não são necessariamente menos modernas ou menos seguras
Tanto ATR, quanto Boeing 737 (motor a jato), são modelos amplamente utilizados na aviação comercial, e possuem diferenças fundamentais em suas características de segurança, diretamente ligadas à natureza de seus projetos
Sistemas de Segurança
No caso do ATR 72, a segurança é amplificada por um sistema de degelo eficiente, essencial para operações em altitudes mais baixas, onde a formação de gelo nas superfícies da aeronave é mais comum. Este sistema mantém a eficiência aerodinâmica, sendo vital em condições climáticas adversas.
Além disso, o ATR 72 se destaca por sua capacidade de decolar e pousar em pistas curtas, uma vantagem significativa em regiões com infraestrutura aeroportuária limitada, característica que o torna ideal para rotas regionais.
Por outro lado, o Boeing 737 opera em altitudes mais elevadas, acima dos 10.000 metros, onde a atmosfera é mais estável, o que resulta em voos geralmente mais suaves e seguros. Equipado com tecnologias avançadas de navegação e sistemas de autopilotagem, o 737 reflete o que há de mais moderno em segurança para jatos comerciais.
Histórico de segurança e eficiência operacional
O ATR 72, embora eficiente em voos curtos e com menor consumo de combustível, tem um histórico de cinco acidentes notáveis em um período de 10 anos, segundo especialistas.
Já o Boeing 737, com mais de 10 mil unidades em operação globalmente, possui um longo histórico de segurança, embora tenha enfrentado desafios recentes com o modelo 737 Max. No entanto, os novos modelos vêm demonstrando uma significativa redução na taxa de acidentes, evidenciando melhorias contínuas na segurança.
Em termos de eficiência, o ATR 72 é superior em rotas curtas, enquanto o Boeing 737, projetado para voos mais longos, se sobressai em capacidade e alcance.
Tanto o ATR 72 quanto o Boeing 737 são considerados seguros, cada um com características operacionais que os tornam mais adequados para diferentes tipos de missões. O ATR 72 atende bem às necessidades de operações regionais em pistas curtas, enquanto o Boeing 737 se destaca em voos de maior alcance, operando em altitudes mais elevadas com avançada tecnologia de segurança.
Entenda
Durante a tarde de ontem (09), um avião da Voepass com 62 pessoas a bordo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. A Prefeitura de Vinhedo, que ninguém sobreviveu a queda do avião de porte médio que caiu no interior de São Paulo.
A aeronave de porte médio com 62 passageiros, que viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo), caiu, segundo a corporação, na altura do número 2.500 da rua Edueta.
Nas redes sociais, usuários publicaram vídeos registrando o momento do acidente, com o avião já em queda vertical. Enquanto filmavam a queda, as pessoas lamentavam o acidente. Confira o vídeo aqui.
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