Mato Grosso do Sul lidera a lista com maior número de consumo por e-commerce por destinatários, compras por lojas virtuais, no Brasil nos últimos dois anos. Entre 2016 e 2023 o crescimento foi de 179,5%, de acordo com o levantamento do Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), divulgado nesta terça-feira (29).
O levantamento indica que o Estado cresceu 46,5% entre 2022 e 2023, apesar de partir de uma base baixa. Na comparação, o consumo por e-commerce em 2016 alcançou R$ 1.206,0, enquanto em 2023 o salto foi de R$ 3.370,4.
Além de MS, o Piauí também se destacou, com um aumento de 18,3%, alcançando R$ 1,7 bilhão em receitas. Entre os grandes mercados do e-commerce, os resultados também foram distintos: Minas Gerais cresceu 3%, enquanto o Rio subiu 1%. O desempenho de Santa Catarina, que vem crescendo ano a ano, também foi bom (3,3%). Dentre as maiores quedas, além dos estados do Norte, destacam-se o Ceará (-7%) e o Paraná (-4,1%).
Segundo a Fecomercio-SP, nenhum estado do Norte alcança R$ 1 bilhão em vendas online desde 2016, muito em decorrência de problemas logísticos, como estradas ruins e poucos acessos, especialmente nas áreas rurais, o que encarece o frete e torna os produtos menos competitivos.