Nesta quarta-feira (29), o município de Campo Grande publicou a contratação de uma empresa para realizar as obras de revitalização da Praça do Preto Velho.
Conforme o extrato de contrato publicado no DOU (Diário Oficial da União), a revitalização faz parte de ações do Programa a Hora do Turismo, que conta com uma parceria entre a União e o município.
Logo, ficou definido que a União deve ficar responsável pela maior parte do valor, custeando a R$ 384,2 mil da obra na praça. Enquanto o município de Campo Grande deve entrar com a contrapartida no total de R$ 15,7 mil.
A Praça do Preto Velho fica localizada na Avenida Fábio Zahran, sendo considerada um local que faz parte da cultura afro-brasileira.
O local conta uma estátua do Preto Velho no meio da praça, além de uma quadra poliesportiva e uma pista para caminhada.
A estátua, criada pela artista Gentil da Silva Meneses, é uma homenagem às culturas africanas e símbolo de resistência aos preconceitos enfrentados por esses povos na Capital durante a história.
Os pretos velhos são entidades respeitadas pelos rituais da umbanda, representando espíritos negros escravizados que resistiram ao cativeiro e portadores de grande sabedoria.
Recentemente, levantou-se discussão sobre o tombamento da praça e, em março deste ano, houve uma audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, para discutir a proteção e preservação do patrimônio cultural.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.