Outros favoritos são a piraputanga corumbaense (sem espinhos e recheada com farofa de moqueca)
Inaugurado em outubro de 2023, o Bacuri Cozinha Regional está trilhando um caminho de sucesso em Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. A proposta única de resgatar as tradições culinárias do Mato Grosso do Sul em sua essência vem conquistando os paladares de moradores e turistas, o que rendeu ao restaurante uma série de avaliações positivas e relatos emocionantes de seus clientes, mostrando que a gastronomia é capaz de despertar sentimentos.
“O Bacuri é um conjunto de tradições, não só gastronômicas, mas também comportamentais do sul-mato-grossense”, sublinha o chef Sylvio Trujillo, paulista radicado há mais de 16 anos na Capital do Ecoturismo. “As pessoas experimentam pratos que remetem às memórias afetivas de família. E isso tem sido muito gratificante. Lembro que um dos nossos clientes me falou ‘eu estou me sentindo na casa do meu avô quando eu tinha 12 anos de idade’. É exatamente por isso que o Bacuri foi idealizado, é o que nos deixa realizados com o projeto”.
atmosfera rústica
Associado ao Bonito Convention & Visitors Bureau, o empreendimento foi idealizado pelo empresário Carlos Eduardo Rodrigues, proprietário e diretor da Nascente Azul, um dos principais atrativos do destino, e pelo Sylvio Trujillo. O chef começou carreira em alguns dos hotéis mais renomados da capital paulista, com passagens pelo Gran Meliá WTC, pelo Skye Restaurante & Bar do Hotel Unique e pelo restaurante Nonno Ruggero do Hotel Fasano.
O ambiente do restaurante remete a uma antiga fazenda, com amplo uso de materiais naturais, móveis e objetos rústicos. A madeira usada foi reaproveitada das pontes retiradas da Estrada do 21 (MS-345), rodovia que liga Bonito a Campo Grande, hoje pavimentada. Cada detalhe foi pensado como forma de exaltar a cultura, o povo, os indígenas e os produtos originais do Estado. Peças de design e decoração foram criadas por artistas da região, como Buga Peralta, Hemerson Silva e Claudia Medeiros.
“É um orgulho ver que o Bacuri despertou esse sentimento nas pessoas, que a partir da nossa iniciativa passaram a valorizar mais o que é local, passaram a ter essa percepção da importância do regional”, conta o empresário Carlos Eduardo Rodrigues.
Pratos autênticos
O Bacuri mescla entre a gastronomia contemporânea e a rusticidade e a riqueza da cozinha regional, com a valorização do ingrediente como norte na elaboração dos pratos. Um dos carro-chefe é o cupim de colher, no qual a carne é marinada com conhaque e suco de laranja e depois assada lentamente por oito horas, a ponto de se desmanchar facilmente com uma colher. Para completar o prato, mandioca cremosa temperada, chimichurri de tereré, arroz e farofa da casa.
Outros favoritos são a piraputanga corumbaense (sem espinhos e recheada com farofa de moqueca) e o filé mignon soleado (que passa por um processo de secagem ao sol por 12 horas, uma antiga técnica das fazendas pantaneiras), o frango com bori bori (típico da fronteira com o Paraguai, é um bolinho de fubá e queijo) e a chipa guazú (uma espécie de torta cremosa, à base de milho e queijo curado). O cardápio atual é enriquecido com o caribéu, receita típica do Pantanal, Bacuri Bar.
A novidade do Bacuri em seu aniversário de um ano é ter assumido a alimentação dos bares molhados da Pousada Arte na Natureza, em Bonito, sob o comando de Sylvio Trujillo, com menu regional servido no formato à la carte. “O projeto é totalmente inovador, tão oposto e tão similar”, segundo o chef. “É o requinte e a sofisticação combinado ao jeito bruto, rústico e sistemático da gastronomia raiz do MS. É o peão de bota e faixa paraguaia pousando no 5 estrelas, o que nos orgulha muito”, completa Trujillo.
Bacuri Cozinha Regional
Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, 2286, Centro – Bonito/MS
Horário de funcionamento: diariamente, das 11h às 15h (somente alta temporada) e das 18h às 23h
Telefone: (67) 9140-0299
Acesse: bacuricozinharegional.com.br / @bacuricozinharegional
Mais informações:
www.bcvb.com.br
www.bonitoserradabodoquena.com.br