Abril de 2025 ainda está na metade, mas pelo menos quatro tentativas de feminicídio foram registradas em diferentes cidades do Mato Grosso do Sul.
Os casos chamam atenção pela brutalidade dos ataques, muitos deles cometidos na presença de filhos, e pelo fato de que, em diversas ocorrências, as vítimas já haviam procurado ajuda ou possuíam medidas protetivas.
Um dos casos aconteceu em Campo Grande, no Bairro Tiradentes, na manhã de 6 de abril. Uma mulher de 40 anos foi esfaqueada pelo companheiro após comunicar que queria a separação.
O homem, identificado como Wellington Paes Lino, de 24 anos, ligou o gás da casa, ameaçou explodir o imóvel e, em seguida, atacou a vítima com diversas facadas na barriga e região íntima.
O crime aconteceu na frente das filhas da vítima, de 13 e 15 anos, que acionaram a polícia e ajudaram a socorrer a mãe. O agressor foi preso, solto em audiência de custódia e, após pressão do Ministério Público, teve a prisão preventiva decretada e foi recapturado no dia 13.
Professora esfaqueada oito vezes pelo companheiro
Em outro caso grave registrado no dia 14 de abril, a professora Indiamara Vendruscolo, de 44 anos, foi atacada pelo companheiro, Vilmar Meza, em São Gabriel do Oeste – a 133 km de Campo Grande.
O agressor desferiu oito facadas, atingindo o tórax e a perna da vítima. Mesmo ferida, a professora conseguiu dirigir até o hospital e foi transferida às pressas para a Santa Casa de Campo Grande, onde passou por cirurgia.
Vilmar está foragido. A tentativa de feminicídio ocorreu na presença do filho da vítima, de 9 anos.
Itaquiraí: golpeada com facão após o fim do relacionamento
No município de Itaquiraí – a 402 km de Campo Grande, a ex-companheira de Francisco de Freitas Carvalho, de 56 anos, sobreviveu a um ataque com golpes de facão na madrugada de 14 de abril.
A mulher de 34 anos já havia solicitado medida protetiva contra o agressor, após ameaças. Ela foi surpreendida ao sair de casa para trabalhar, quando Francisco surgiu atrás de um muro e a atacou, atingindo braços, mãos e pescoço.
A vítima foi socorrida e levada ao hospital. O agressor foi localizado pela polícia e preso em flagrante, confessando o crime.
Coxim: jovem com medida protetiva é atacada no banheiro
Em Coxim – a 253 km de Campo Grande, nesta quarta-feira (16), uma jovem de 20 anos foi surpreendida pelo ex-companheiro enquanto estava no banheiro da casa onde moravam juntos.
Mesmo com uma medida protetiva ativa, o agressor invadiu o local e desferiu cinco facadas, atingindo a perna, virilha, braço e abdômen da vítima.
Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional Álvaro Fontoura. O suspeito fugiu e está sendo procurado.