Em 2024, Mato Grosso do Sul recebeu mais R$ 9,56 milhões do Governo Federal para transporte de estudantes de áreas rurais, valor que beneficia cerca de 57,64 mil estudantes sul-mato-grossenses.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O repasse foi realizado através do Pnate (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), que busca apoiar o transporte desses estudantes por meio de assistência técnica e financeira, em caráter suplementar. Os valores foram transferidos em duas parcelas anuais, uma em março e outra em agosto.
Os valores são usados no custeio de despesas com manutenção, seguros, licenciamentos, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, entre outros serviços fundamentais para o funcionamento do transporte escolar.
Conforme o Governo Federal, o cálculo do total destinado aos estados é baseado no número de alunos residentes em áreas rurais que necessitam do transporte escolar em cada localidade, considerando o censo escolar do ano anterior, multiplicado pelo valor per capita definido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Inclusive os dados estão disponíveis e podem ser consultados (clique aqui).