O eclipse anular solar previsto para esta quarta-feira (2) já é avistado, ainda que de forma tímida, em Campo Grande. A previsão é que a observação seja possível até aproximadamente 17h15.
Os locais onde o eclipse pode ser visto de forma mais abrangente contemplam uma estreita faixa que passa pelo oceano Pacífico, oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina.
No Brasil será visível na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste e toda a região sul. Quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada.
Em Mato Grosso do Sul, o eclipse pode ser observado de forma parcial. A lua deve encobrir pouco mais de 10% do disco solar.
Para a observação, a recomendação é que não seja feita sem as formas de proteção recomendadas. Como a área coberta do sol será pequena, a incidência dos raios solares seguirá intensa.
Para aqueles que pretendem observar o eclipse, é importante estar em um local com vista desimpedida para o oeste, uma vez que o evento ocorrerá próximo ao pôr do sol.