As campeãs olímpicas de vôlei de praia Duda Lisboa e Ana Patrícia serão as porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris, que acontecerá no domingo (11) às 15h (horário de MS), no Stade de France.
O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na tarde deste sábado (10). Confira vídeo divulgado nas redes sociais do Time Brasil:
AS PORTA-BANDEIRAS DO ENCERRAMENTO!
Pela primeira vez na história, duas mulheres vão ser as porta-bandeiras do Brasil no encerramento de Paris 2024.
Duda e Ana Patrícia, nossa dupla dourada do vôlei de praia nos honraram com esse papel!
Confira a reação das duas com a… pic.twitter.com/c6DLFqd9E1
— Time Brasil (@timebrasil) August 10, 2024
Duda, natural de São Cristóvão, Sergipe, e Ana Patrícia, de Espinosa, Minas Gerais, conquistaram a medalha de ouro na sexta-feira (9), encerrando um jejum de 28 anos sem ouros no vôlei de praia feminino. A dupla teve uma campanha invicta em Paris, com sete vitórias consecutivas, incluindo a final contra as canadenses Melissa e Brandie, vencida por 2 sets a 1 (26-24, 12-21, 15-10).
“Duda e Ana Patrícia representaram com excelência os valores olímpicos e nos encheram de orgulho. Quebraram um jejum de ouro no vôlei de praia para o Brasil que durava 28 anos, desde o histórico título de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996. A bandeira brasileira está em ótimas mãos”, declarou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Jackie Silva e Sandra Pires foram as primeiras a conquistar o ouro olímpico no vôlei feminino em Atlanta, em uma final totalmente brasileira contra Adriana Samuel e Mônica. Nos Jogos seguintes, em Sydney (2000), o Brasil voltou ao pódio com uma dobradinha: prata para Adriana Behar e Shelda e bronze para Adriana Samuel e Sandra Pires. Em Sydney, Sandra Pires foi escolhida como porta-bandeira do Brasil, tornando-se a primeira mulher a representar a delegação na cerimônia olímpica.
“O vôlei de praia é uma modalidade de grande importância para o esporte brasileiro, frequentemente conquistando pódios em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos há mais de três décadas. A escolha de Duda e Ana Patrícia é muito merecida e também uma homenagem aos muitos atletas que construíram essa história de sucesso”, afirmou Rogério Sampaio, chefe da delegação brasileira em Paris e diretor-geral do COB.
Na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em 26 de julho, os porta-bandeiras do Brasil foram o canoísta Isaquias Queiroz, que conquistou a prata no C1 1.000m nesta edição dos Jogos, e a jogadora de rugby Raquel Kochhann.
Com informações de Agência Brasil
CORREIO DO ESTADO