O plantio da safra de soja 2024/25 em Dourados, atingiu 85% da área de 223 mil hectares planejada para esta temporada. Os números são comemorados por produtores rurais, apesar das chuvas irregulares na região.
Segundo eles, o momento está favorável para manter boas condições de umidade, essenciais para o desenvolvimento das lavouras, uma vez que as plantas seguem em bom crescimento, entre as fases de germinação e desenvolvimento vegetativo.
Além disso, as previsões climáticas para novembro indicam chuvas mais regulares, o que ajudará a normalizar o regime de precipitações na região e beneficiará ainda mais o desenvolvimento das lavouras.
De acordo com o levantamento da Safras & Mercado, a área de soja cultivada no estado de Mato Grosso do Sul deve atingir 4,350 milhões de hectares para 2024/25, o que representa um aumento de 1,9% em relação aos 4,290 milhões de hectares plantados na safra anterior.
Até o dia 1º de novembro, o plantio no estado já tinha atingido 65% da área prevista, superior aos 50% registrados na semana anterior e aos 59% no mesmo período de 2023. A média histórica para o período nos últimos cinco anos é de 56,8%.
O rendimento médio das lavouras deve ser de 3.600 quilos por hectare, maior que os 3.060 quilos por hectare obtidos no ano anterior.