O prazo para a aplicação da primeira dose da vacina contra a dengue foi prorrogado até o dia 19 de maio pela prefeitura de Dourados. A data limite estabelecida era o 30 de abril, entretanto, a meta de imunizar 150 mil pessoas não foi cumprida.
Segundo a administração municipal, um novo acordo de ampliação do prazo entre a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e o laboratório japonês responsável pela fabricação da vacina foi assinado nessa segunda-feira.
A possibilidade de prorrogação já havia sido adiantada pela reportagem do Jornal Midiamax. Assim, as ações de abordagem do público-alvo seguirão nas próximas três semanas. O prazo para a segunda dose começou no dia 3 de abril e segue até o fim de agosto, quando se encerra também o prazo de validade das vacinas.
Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização da Sems, representantes do laboratório e da Secretaria de Saúde se reuniram nesta segunda-feira para avaliar a situação e receberam a informação de que as doses necessárias para esse complemento estão garantidas.
“Mesmo com a força tarefa das últimas semanas, a gente acredita que ainda tem muita gente que precisa ser abordada em parcerias com empresas e entidades para receber a primeira dose, além de pessoas que vinham se recuperando de outras doenças, como a própria dengue, e precisam de um prazo para receber a vacina. O Laboratório Takeda nos sinalizou que poderia fornecer um lote necessário para completar a imunização dessas pessoas”, explica.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, e na Sala de Vacinação do PAM, com atendimento também aos sábados.
Nas próximas semanas, seguem as ações especiais para levar a vacina até as empresas, facilitando o acesso aos colaboradores, e também com pontos abertos ao público geral em supermercados, entidades religiosas e clubes sociais.