Dois homens, sendo o proprietário do animal e o responsável pelo ato, foram detidos e autuados por maus-tratos a animais após castrarem um cachorro a facada em um bar de Coxim, cidade a 253 km de Campo Grande.
Segundo a polícia, através de denúncia foi até o bar do tutor do animal, onde o mesmo afirmou que pediu para o vizinho castrar o animal. O cão foi encontrado com um corte na bolsa escrotal.
O vizinho contou que utilizou uma faca e fez a ‘castração’ a pedido do tuto do animal.
Diante dos fatos foi constatado o crime de maus-tratos, Art. 32 da Lei 9605/1998. “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos – § 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda“.
Os dois foram levados para a delegacia, depois foram autuados e multados em R$ 3 mil, cada.
Foi solicitado o apoio do Centro de Zoonose de Coxim e o animal foi encaminhado à Clínica Veterinária Ceres Petshop da cidade para receber os cuidados veterinários necessários, sendo o animal apreendido.
Além dos maus-tratos, o crime foi tipificado também em ‘exercício irregular da profissão’ até a devida apuração dos fatos.
Como o animal não apresentava outro tipo de situação que considerasse maus-tratos, o delegado determinou a devolução do cachorro ao responsável, condicionando e firmando o compromisso de arcar com as custas veterinárias, bem como cuidar e zelar do animal.
Os suspeitos foram ouvidos e liberados.