Foi lançado nesta quinta-feira (28), o documentário sobre a trajetória e os resgates marcantes do Corpo de Bombeiros, intitulado “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”.
A produção foi feita em parceria com o Instituto Memória, da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso) e a TV Centro América, que cedeu imagens para o material.
O documentário sobre a corporação relembra a trajetória da instituição, que em 1994 conquistou sua independência da Polícia Militar, passando a ser uma companhia autônoma.
Além disso, a produção também relata as histórias mais marcantes dos bombeiros e destaca as transformações tecnológicas e operacionais que o CBMMT passou desde o seu início.
O documentário de 55 minutos, produzido pela ALMT e será exibido em sessão única, em 11 municípios de Mato Grosso. A construção do material contou com depoimentos e documentos históricos, além de imagens cedidas pela TV Centro América.
Segundo o comandante-geral do CBMMTCoronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a produção é uma forma de reconhecer a dedicação, coragem e o compromisso dos bombeiros, que arriscam suas vidas para salvar e proteger.
“É uma oportunidade ímpar de reviver os momentos mais significativos da nossa história e refletir sobre a importância vital do Corpo de Bombeiros para a população mato-grossense”, afirmou ele.
A ideia era contar a trajetória des 60 anos da corporação em um livro. Depois evoluiu para um documentário.
A TV Assembleia participou do conteúdo por meio do Instituto Memória e fez essa contato com os bombeiros.
O repórter e apresentador Anderson Sartori atuou como diretor do documentário. Seu desafio foi compilar e fazer uma curadoria do conteúdo e contar a história com todo o respeito a corporação.
“A história teria que ser contada a partir das pessoas, contar a história daquela pessoa para além da farda” contou o diretor.