Um levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT)realizado em março de 2023, aponta que Mato Grosso do Sul não possui pontes federais em condição crítica, mas registra oito estruturas classificadas como ruínas. A avaliação mais recente está disponível no portal do órgão e utiliza cinco classificações: crítico, ruim, regular, bom e ótimo.
Localização das pontes em situação ruim
Entre as pontes de concreto em condição ruim, a maioria está localizada na BR-262sendo uma próxima a Corumbá, outra entre Corumbá e Miranda e uma terceira antes de Miranda.
As duas pontes de madeira identificadas estão nas rotas das BRs 267 e 060: a primeira próximo de Nova Alvorada do Sul e a segunda em Bela Vista, na fronteira com o Paraguai.
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Obras e investimentos
O DNIT não respondeu, até o momento, se há previsão de reformas ou substituição dessas estruturas. Prefeitos de cidades próximas às pontes também foram questionados, mas não retornaram com informações sobre possíveis investimentos.
Apesar disso, representantes do DNIT estiveram em Campo Grande recentemente para dar início às obras da ponte bioceânicaque ligará o Brasil ao Paraguai pela BR-267conectando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (PY). A obra terá 13,1 km de extensão e contará com R$ 472 milhões em recursos federais, integrando um corredor que conecta Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Desabamento em Tocantins
O recente colapso de uma ponte na BR-226entre Tocantins e Maranhão, deixou 11 mortos e 6 desaparecidos, segundo informações da Agência Brasil. A estrutura, conhecida como ponte Juscelino Kubitschek, será substituída após a publicação de um decreto de emergência.
Ó Ministério dos Transportes anunciou a abertura de uma sindicância para investigar as causas do desmoronamento e responsabilizar os envolvidos. A nova ponte receberá mais de R$ 100 milhões em investimentos.