Equipes devem ser encaminhadas para região de fronteira. Força Nacional deve ficar até maio deste ano em Mato Grosso do Sul.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou a vinda da Força Nacional para área de fronteira entre Paraguai, Bolívia e Brasil, na região de Mato Grosso do Sul. Os agentes de segurança vão ajudar a Polícia Federal (PF) no combate ao tráfico de drogas na linha fronteiriça.
Segundo o decreto publicado nesta sexta-feira (12), as equipes devem atuar no estado em “caráter episódico e planejado” até o dia 3 de maio de 2024.
A portaria assinada por Dino define que a atuação da Força Nacional ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública do estado, conforme a necessidade e nos “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
Toda a estrutura para receber os policiais deverá ser oferecida pela Polícia Federal.
O documento não especifica a quantidade de dinheiro que será investida e o número do efetivo. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”.
Fonte: G1MS