Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) apontam que R$ 356,98 milhões serão injetados na economia de Mato Grosso do Sul, no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro de 2024.
O número é 4% menor em relação a 2023, o que significa que as pessoas estão mais comedidas.
Segundo o levantamento68,74% irão presentear filhos, netos, sobrinhos e afilhados. O gasto médio com presentes é de R$ 203,44. A movimentação financeira será de R$ 207,7 milhões.
Os presentes preferidos são brinquedos (51,14%), roupas (26,23%), calçados (12,12%), eletrônicos (4,11%), e skate, patinete e afins (2,72%).
Os consumidores preferem comprar no centro (74%), bairro (17%), shopping (8%) e galeria (2%).
De acordo com a pesquisa, 54,65% irão comemorar em restaurantes, shoppings, parques e passeios. O gasto médio com comemoração é de R$ 183,87. A movimentação será de R$ 149,2 milhões.
Os tipos de comemorações são passar o dia reunido com a família/criança e preparar uma refeição (51,94%); comemorar em um passeio (17,01%), comemorar em uma lanchonete/restaurante/sorveteria (11,55%), comemorar no parque (5,64%), comemorar no shopping (5,36%), comemorar no orfanato/casa de abrigo/instituição de acolhimento (3,42%), brincadeira com as crianças (2,59%) e outros (2,50%).
Os incentivos para comprar são desconto para pagamento à vista (69,95%), parcelamento (33,87%), atendimento (13,52%) e variedade (12,93%).
Quem não vai presentear será pelos motivos de não possuir filhos (28,92%), não ter filho pequeno (21,49%), estar sem dinheiro (12,28%), os filhos são adolescentes/adultos (9,37%), não tem hábito de presentear (5,98%), incerteza econômica (4,85%), receio em gastar (4,52%), considerar uma data inventada pelo comércio (4,36%) e outros (8,24%).
Os presentes serão entregues pessoalmente (96,91%) e por meio de envio (3,09%). Os consumidores compram o presente presencialmente (86,11%) e pela internet (16,90%).
Foram entrevistadas 1.980 pessoas, entre 19 e 23 de agosto, em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas.
O objetivo da pesquisa é identificar o comportamento do consumidor sul mato-grossense acerca das comemorações e intenções de compra no Dia das Crianças 2024.