O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) segue modernizando processos para oferecer mais facilidades para o cidadão. Agora os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, poderão consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar.
A ferramenta, desenvolvida pela Gerência de Cursos e Capacitação (Gecap), Gerência de Exames de Habilitação (Gexa) e Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti), amplia a transparência do processo e traz mais agilidade nas devolutivas ao cidadão.
O Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, avalia que essa é mais uma ferramenta de desburocratização. ‘Seguimos avançando para que o cidadão tenha acesso aos nossos serviços de maneira simples. Essa entrega é fruto de um trabalho integrado das equipes de educação, habilitação e tecnologia da informação por um Detran mais perto e mais eficiente’.
Se antes o antes, o candidato realizava o exame teórico-técnico e só ficava sabendo se foi aprovado ou não, agora tudo poderá ser feito online, processo que vai facilitar não apenas para o candidato, mas também o trabalho dos servidores.
“Essa mudança de procedimento permitirá ao candidato acesso não só ao resultado, mas também, às questões da prova realizada por ele e o respectivo gabarito. Com essas informações, o candidato saberá exatamente quais foram os seus acertos ou erros, tendo a opção de solicitar recurso, devendo fundamentá-lo por questões’, explica Emerson Tiogo, Gerente de Capacitação do Detran-MS.
A transparência dos processos também será ampliada. No formato anterior, o candidato, sem acesso à prova, preenchia um requerimento e precisava ir até a agência mais próxima para protocolar o pedido. Esse procedimento será substituído com a agilidade do novo sistema. No ano passado, foram protocolados 95 requerimentos. Já em 2024, foram 26 requerimentos até o mês de julho.
A Gerência de Cursos e Capacitação associa essa redução às melhorias implementadas. “Nós fizemos uma revisão de todo o banco de questões para verificar inconsistência, erros linguísticos que pudessem ocasionar dupla interpretação, e isso reduziu muito o quantitativo de pedidos de revisão’, afirma Emerson.
A correção eletrônica do cartão de respostas será processada pela Gerência de Exames, que tem o compromisso de divulgar o resultado no prazo de 2 dias úteis para exames realizados na capital, e de 4 dias úteis para os exames realizados nos municípios do interior do Estado. O prazo para devolutiva dos recursos é de 15 dias úteis a contar da data de seu recebimento. Nos municípios onde tem prova escrita, o candidato poderá levar a prova.
Todas essas alterações estão disponíveis na Portaria ‘N’ Detran-MS n° 175 publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13). A publicação “Dispõe sobre o procedimento para aplicação e realização do exame teórico-técnico para obtenção, renovação e reciclagem da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, cursos especializados e dá outras providências’.
A nova ferramenta estará disponível a partir desta quarta-feira (14) no Portal de Serviços Meu Detran. Para acessar é necessário estar logado com CPF e senha. No menu ‘Habilitação’, basta procurar Gabarito Prova/Exame Teórico.
Fonte: Msnews