O tema da edição 2024 é ‘O Brasil de Todos os Tempos’
Marcos Morandi –
Escolas abriram o desfile (Fotos: Marcos Morandi, Midiamax)
Ao contrário dos anos anteriores em que os desfiles de 7 de Setembro em Dourados são abertos por tropas militares, neste sábado (7) quem puxou a fila foram os estudantes. A primeira instituição a entrar na Marcelino Pires foi a Escola Municipal Clarice Bastos Rosa.
O Desfile de 7 de Setembro em Dourados conta com a participação de 114 instituições, entre escolas e centros de educação infantil públicos e privados, instituições filantrópicas e religiosas, representantes dos clubes de escoteiros, motoclubes e clube de carros antigos, instituições militares, forças de segurança e saúde.
O tema da edição 2024 é ‘O Brasil de Todos os Tempos’ e começou às 7h com o hasteamento da bandeira e a revista das tropas às 8h. O encerramento é feito pelas instituições do desfile cívico, e às 10h, há previsão de início do desfile militar.
O trajeto do desfile vai da Rua Firmino Vieira de Matos até a Rua Doutor Camilo Hermelindo da Silva e a expectativa é de que cerca 30 mil pessoas participam do evento, organizado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).
“Estamos muito felizes com a participação da comunidade, que abraçou o nosso desfile, com uma participação ampla, com muitos projetos de escolas e instituições dentro de um tema que possibilita percorrer nossa história desde os anos 1.500 até os tempos atuais”, explica o secretário de Educação, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo.
“Acordei cedo para conseguir um bom bem de perto o desfile. As crianças ficam muito entusiasmadas. Sempre saio daqui animada com o meu País e com a minha cidade”, disse a dona de casa Cleonice Vieira de Sousa, mãe de três filhos.