O primeiro ‘Desafio de Observação de Aves’ reuniu mais de 100 pessoas em Mato Grosso do Sul, no qual conseguiram registrar 345 espécies. A iniciativa (BioAves) foi realizada pelo Conselho Regional de Biologia 1º Região (SP, MT e MS).
Em Mato Grosso do Sul, alguns destinos tiveram destaque, como APA Baía no município de Ladário, Parques Estaduais Matas do Segredo e Prosa em Campo Grande. Além do RPPN Estância Mimosa em Bonito, Refúgio da Ilha em Miranda, Parque Natural Municipal do Paragem em Dourados, além de novos destinos, como Parque Natural Municipal de Naviraí, a região do Amonguijá em Porto Murtinho e áreas naturais de Rochedo.
Ao todo, 101 pessoas participaram da primeira edição no Estado, onde conseguiram registrar 345 aves, algumas consideradas raras e outras ameaçadas, como a arara-azul, garça-da-mata e mutum-de-penacho, assim como o soldadinho, pula-pula-de-sobrancelha, papagaio-galego, chorozinho-de-bico-comprido, gralha-do-campo.
Na lista das aves observadas, aparecerem a tesourinha-da-mata (Bonito), joão-grilo e maçarico-pintado (Rochedo), sanã-parda e suiriri-pequeno (Dourados), tucano-de-bico-preto (Chapadão do Sul), bacurau-de-rabo-maculado (Ladário), chincoã-pequeno (Glória de Dourados), curicaca-real (Naviraí), estado bacurau-de-asa-fina (Aparecida do Taboado), tiriba-fogo, rapazinho-do-chaco e pica-pau-de-testa-branca.
Maristela Benites, pesquisadora do Instituto Mamede, salientou que a observação de aves tem o poder de agregar pessoas. “E este potencial pode ser aproveitado para a sensibilização sobre a valorização e conservação da natureza. Além disso, o sucesso do evento mostra que as pessoas são simpáticas à profissão que investiga a vida”.
Em Mato Grosso do Sul, o desafiou reuniu observadores em diferentes cidades, como Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Ladário, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo e Terenos.
Pleno crescimento
O turismo de observação de aves e de animais silvestres está em pleno crescimento no Estado. O diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, ressaltou que já existe um trabalho consolidade para impulsionar o setor.
“Tá crescendo muito no mundo todo, milhões de observadores de aves e vidas silvestres e selvagens. Nós estamos fazendo um trabalho forte desde 2017 e 2018, de direcionamento estratégico para alguns municípios, apoio a qualificação de condutores e especialistas, assim como apoio a empresas especializadas neste segmento”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.