O deputado estadual Hugo Henrique Garcia, do Republicanos, foi detido neste domingo (22) durante uma blitz da Operação Lei Seca em Cuiabá, apresentando sinais de embriaguez ao dirigir. Segundo a Polícia Civil, ele estava ao volante com olhos vermelhos, hálito alcoólico e um comportamento agressivo.
Hugo havia assumido o cargo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso apenas quatro dias antes, durante uma sessão ordinária, ocupando a vaga de Valmir Moretto, que estava licenciado. O Primeira Página procurou a defesa do deputado que ainda não se pronunciou, assim como aguarda um posicionamento da ALMT (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso)
De acordo com o boletim de ocorrência, o deputado mostrava sinais evidentes de embriaguez, incluindo dificuldade de equilíbrio e agressividade. Apesar dos indícios, ele se recusou a realizar o teste do bafômetro, o que resultou em sua autuação em flagrante. Após a recusa ao teste, Hugo foi levado à Deletran (Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito) , e após pagamento de fiança foi liberado.
Segundo a Sesp-MT (Secretaria Estadual de Segurança Pública) a operação resultou em 12 prisões por dirigir sob influência de álcool. Dois motoristas flagrados embriagados não tinham CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e um deles ainda tinha um mandado de prisão em aberto. Além disso, uma prisão foi feita por adulteração de sinais de identificação de um veículo.
O relatório do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) mostrou que, além das prisões, foram aplicadas 77 multas e 47 veículos foram removidos, incluindo 37 carros e 10 motocicletas. Durante a operação, 161 veículos foram inspecionados, resultando em 51 autuações.