O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi nomeado Secretário-Geral da Interpol, sendo o primeiro brasileiro e representante do país a assumir a liderança da maior organização policial do mundo.
A confirmação de Urquiza para o cargo ocorreu nesta terça-feira (5). Ele havia sido indicado em junho. A Interpol é uma organização intergovernamental que conta com 196 países membros, coordenando as redes de policiais e especialistas em diferentes categorias de crimes.
Durante a votação para o nome de Urquiza, seis países votaram contra o brasileiro e dois se abstiveram. O delegado deve ficar no cargo por cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco anos.
Urquiza nasceu em São Luís, no Maranhão, graduou-se no curso em Fortaleza e ingressou na PF em 2004 por concurso. Em 2007, de volta a São Luís, iniciou as atividades na corporação à frente da delegacia de crimes ambientais, segundo o G1.
Em 2015, o delegado assumiu o escritório nacional da Interpol no Brasil, em Brasília. Três anos depois, transferiu-se para a sede da organização na França, onde atuou como diretor-adjunto para comunidades vulneráveis e diretor de combate ao crime organizado na Secretaria-geral. Ao retornar ao Brasil, em 2021, voltou a trabalhar com cooperação internacional na PF e foi eleito vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol.