A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizará na próxima quarta-feira (30) a Van dos Direitos, para atender pessoas em situação de rua em Campo Grande. A concentração será na Rua Barão do Rio Branco, 513, na região da antiga rodoviária.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Defante, “o local é, há muito tempo, conhecido pela circulação e sociabilidade da população em situação de rua do município e, por isso, ações de promoção ao acesso a serviços articulados são estratégicas para o atendimento desse público na localidade”.
Ainda em 2024, a Defensoria realizou outras edições do projeto, como o da arena do Horto Florestal, em agosto, que teve a participação de mais de 20 instituições.
O Nudedh levou atendimento móvel ainda, à Casa de Passagem Resgate, onde prestou assistência a imigrantes e refugiados. A iniciativa abordou casos como regularização de documentos, Cadastro Único e encaminhamentos para trabalho e habitação.
O Fórum Municipal de Políticas Públicas para e com a População de Rua, do qual a Defensoria faz parte, reuniu-se em maio deste ano e formalizou uma lista de recomendações à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
“A organização da população em situação de rua do município de Campo Grande representa um importante avanço na luta pela promoção de dignidade e direitos, sendo inteiramente capaz de escolher representantes, apontar suas próprias demandas, elencar prioridades e auxiliar na construção de soluções e estratégias”, destaca.
Van dos Direitos + POP Rua
Data: 30 de outubro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 17h às 20h
Local: Região da antiga rodoviária – R. Barão do Rio Branco, 513 – Amambai, Campo Grande.