O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, destacou nesta segunda-feira (16) que o governo prepara um “imenso pacote de entregas” para os agricultores neste fim de ano.
Assim, serão disponibilizados o ‘desenrola’ (renegociação de dívidas com bancos), além de créditos e obtenção de novas áreas para a reforma agrária. “Nós também viabilizamos um sistema de assistência técnica e extensão rural”.
Teixeira informou que até o fim deste ano, serão 15 mil pessoas assentadas e outras 70 mil incorporadas no programa de reforma agrária.
“Eu espero que o Congresso Nacional, na aprovação do Orçamento, também dedique recursos para os programas de reforma agrária”, acentuou.
Perdão de dívidas de agricultores
Teixeira afirmou, ainda, que o decreto sobre a renegociação e perdão de parte das dívidas dos agricultores está pronto para ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com ele, a previsão é que até janeiro de 2025, no máximo, o acordo seja firmado. Com a medida, os agricultores poderão voltar a tomar crédito.
“O agricultor passa por uma série de dificuldades e, às vezes, ele não colheu o que plantou de maneira suficiente para pagar ao banco, e aí passa a dever para o banco e a não tomar mais crédito. O que a gente quer é repactuar essa dívida para que ele volte a tomar crédito e a produzir alimentos”, finalizou o ministro.