Imunização contra gripe está disponível para pessoas a partir de 6 meses de idade
Em Campo Grande, um shopping e um supermercado são pontos itinerantes disponíveis para a vacinação contra a gripe nesse domingo (19). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo a gripe e Covid-19.
O município deu início à vacinação contra a gripe no dia 21 de março, e liberou para todos os públicos no início deste mês, antecipando o calendário nacional. Inicialmente, a campanha deve ocorrer até o dia 31 de maio, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.
A vacinação acontece nos shopping Norte Sul, das 11h às 19h, e no Comper Itanhangá, das 9h às 16h.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da vacinação, sobretudo para as pessoas do chamado grupo de risco, que inclui os idosos. ” Estas pessoas acabam sendo mais suscetíveis a desenvolverem formas graves da doença, aumentando o risco de internação e morte. Por isso é fundamental que elas sejam vacinadas, reduzindo assim os riscos”, complementa.
Neste ano, já foram notificados 1.311 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS) em Campo Grande, sendo 131 de Influenza A. A doença vitimou 12 pessoas até o momento no município. Em razão do aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, o município decretou situação de emergência por 90 dias.
Em Campo Grande, até o dia 16 de maio foram aplicadas 125.497 doses de vacinas contra a Gripe. Desde a semana passada, a vacina da gripe está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses.
Durante a semana as doses estão disponíveis nas 74 unidades de saúde de família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.
Quem deve se vacinar contra gripe?
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Pessoas de 60 e mais
- Gestantes
- Puérperas
- Indígenas vivendo fora de terra indígena
- Indígenas vivendo em terra indígena
- Trabalhadores de saúde
- Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
- Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
- População privada de liberdade (18 anos e mais)
- Funcionário do sistema de privação de liberdade
- Comorbidades
- Professores
- Pessoas em situação de rua
- Forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente conforme as cepas do vírus predominantes.
Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).