A Embaixada da França no Brasil pediu ao Ministério da Agricultura um encontro entre o embaixador Emmanuel Lenain e o
Ministro Carlos Fávaro, em meio à crescente crise envolvendo o Carrefour e a indústria brasileira de carnes. A solicitação visa mediar a tensão entre o agronegócio brasileiro e a França, após o CEO mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciar que a rede francesa não venderia mais carnes provenientes do Mercosul, alegando que esses produtos não atendem aos requisitos do mercado francês.
Medida que gerou uma resposta imediata de produtores brasileiros, que suspenderam o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, incluindo suas marcas Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.
O pedido de encontro não foi ainda confirmado, pois a equipe do ministro Fávaro ainda verifica sua disponibilidade. A indústria brasileira de carnes condiciona a retomada das vendas ao Carrefour a uma retratação pública do CEO.
O governo brasileiro apoia a suspensão do fornecimento de carne como forma de resposta ao boicote francês, com o ministro Fávaro considerando a medida como protecionista e desrespeitosa à qualidade e normas sanitárias da carne brasileira.