Os dois irmãos venezuelanos, de 5 e 6 anos, que desapareceram no Jardim Leblon, em Campo Grande, foram localizados na tarde deste sábado (23) em Puerto Quijarro, na Bolívia. Eles estavam acompanhados do pai, em boas condições de saúde, conforme confirmou a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, que contou com o apoio das autoridades bolivianas na operação.
As buscas pelas crianças começaram logo após o registro de desaparecimento feito pela mãe na noite de ontem (22). O caso mobilizou equipes da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa), Garras (Delegacia de Repressão a Roubos e Sequestros) e Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente).
Segundo a Polícia Civil, os meninos relataram que queriam ficar com o pai e não apresentaram sinais de maus-tratos ou coação. A investigação revelou que ele foi visto ainda na manhã de ontem em uma lotérica no centro de Campo Grande, onde imprimiu documentos na companhia das crianças.
Desaparecimento
A mãe das crianças informou que havia saído para trabalhar na manhã da última sexta-feira (22) e que os filhos ficaram em casa aguardando a avó, responsável por cuidar das crianças enquanto ela trabalha, já que, devido a estarem há apenas dois meses no Brasil, ainda não estariam estudando. Ao retornar, encontrou a casa aberta e os meninos desaparecidos.
Conforme apurou a reportagem do Folha MS, o homem foi localizado por autoridades bolivianas, após serem acionados pela Polícia brasileira. As crianças foram encontradas em bom estado físico e psicológico, sem sinais de coação e no momento que foram questionadas sobre a situação, teriam manifestado o desejo de estarem com o pai.
Eles deverão ser entregues as autoridades brasileiras que deverão analisar as possíveis responsabilidades legais.