A menor não foi imunizada contra a doença. Ela também não possuía comorbidades
Uma menina, de cinco anos, moradora na Sitioca Campo Belo 3, foi a mais recente vítima fatal da dengue, em Dourados. A informação foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no boletim epidemiológico desta quinta-feira (03). É a quarta morte ocorrida pela doença no município, em 2024.
Com a Vigilância Epidemiológica, no dia 20/09 a criança registrou o início dos sintomas com febre alta e vômito. Ela foi atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e liberada para continuidade dos cuidados em casa.
No dia 21, ela voltou para a unidade e em seguida surgiram outros sintomas (edema de face, petéquias, e confusão mental). No mesmo dia, ela foi transferida para o HU (Hospital Universitário) e o óbito foi constatado às 23h40 da data.
A menor não foi imunizada contra a doença. Ela também não possuía comorbidades.
Ainda conforme a Vigilância Epidemiológica foi coletado amostra de sangue e swab de orofaringe para realização de exames de Dengue e Síndrome Respiratória Aguda Grave e o resultado constou como positivo para Dengue.
As outras mortes por dengue ocorridas em Dourados foram de um homem, de 33 anos, sem comorbidades, de uma criança, de sete anos, sem comorbidades, de uma criança, de nove anos, sem comorbidades.
Em todos os casos, as vítimas não tinham tomado a vacina contra a doença.
LEVANTAMENTO
Mato Grosso do Sul já registrou 19.110 casos prováveis de Dengue, sendo 15.901 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 39ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira, dia 03 de outubro. Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 18 estão em investigação.