Criança de 4 anos presenciou a morte da mãe, posteriormente identificada como Rosane Aguero, de 32 anos, morta a golpes de faca na tarde da última segunda-feira (15), em Amambai. A suspeita, Jaciele Morais Gauto, de 26 anos, também estava com ferimentos leves e foi presa em flagrante.
A imagem do menor de idade ao lado do corpo da mãe foi divulgada pela página Kuñangue Aty Guasu, assembleia de mulheres Guarani e Kaiowá. Segundo a postagem, é resultado do alcoolismo que tomou força nos territórios indígenas de Mato Grosso do Sul.
“A Kuñangue Aty Guasu recebeu a mídia hoje, da família da vitima, como um pedido de socorro. Que haja um olhar humanizado e ações específicas para as mulheres Kaiowá e Guarani daquela região. As violações ao nosso corpo território segue de forma continuada e invisível”, diz o texto.
Conforme boletim de ocorrência, Rosane e Jaciele estavam na casa de uma terceira pessoa, onde ingeriam bebidas alcoólicas. Em determinado momento, segundo o dono do imóvel, elas começaram a discutir e foram expulsas do local.
Foi nesse momento que Rosane, que já estava com uma faca e do lado de fora da casa, desferiu um golpe contra Jaciele, que conseguiu desarmar a rival. Na sequência, Jaciele passou a desferir vários golpes contra a vítima, que atingiram o queixo e pescoço. Rosane caiu no chão e Jaciele ainda tentou correr, mas também estava ferida.
As duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Regional de Amambai, mas Rosane não resistiu aos ferimentos. Já Jaciele foi medicada e teve os ferimentos tratados. Na sequência, acabou presa em flagrante por homicídio e levada para a delegacia de Polícia Civil.
Em setembro de 2014, Rosane chegou a ser presa por envolvimento na morte de Eliezer Sebastião Rodrigues, 22 anos. O jovem foi morto a facadas na Aldeia Limão Verde em Amambai.