Cidade possui 32.151 mil habitantes, conforme último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O município de Coxim, celebra nesta quinta-feira (11), 126 anos de emancipação político-administrativa. A cidade possui 32.151 mil habitantes, conforme último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para celebrar seu aniversário, a programação é de entrega de títulos, Marcha para Jesus e show gospel.
Conforme o IBGE, as terras do município eram ocupadas por indígenas Caiapós quando, em XVII, os desbravadores paulistas chegaram à região. O local passou a ser o caminho mais frequente até as minas de ouro em Cuiabá, pela utilização das bacias fluviais do Paraná e Paraguai, por meio do Rio Pardo e Coxim.
O nome da cidade foi escolhido em homenagem ao Rio Coxim, que banha a região. A cidade conquistou sua emancipação político-administrativa pela Lei Estadual nº 1262 de 92, sendo desmembrado do distrito de Alcinópolis, elevado à categoria de município.
Para comemorar o aniversário a programação vai até o domingo (14). Hoje (11), às 16h, haverá Marcha para Jesus. À noite, haverá entrega de Titulo Cidadão Coxinense, seguido de show gospel com Pastor Lucas, às 19h.
Na sexta-feira (12), haverá show de Lurdinha e banda. Em seguida, Munhoz e Mariano sobem ao palco. No sábado (13), às 17h acontece a final da Copa Coxim. No mesmo horário ocorre a 2° Corrida de Rua. À noite, a programação é de manobra radicais com o grupo Jacaré do Brejo e show com Fábio Costa e Baile da Cavalgada com o Grupo Tradição.
No domingo (14), haverá Marathon de Mountain Bike, às 7h, e Cavalgada, que sai às 8h da Sanesul. A programação final é de almoço festivo, ao som da dupla Ed e Wanderson e Trio Violada.
Vista aérea do município de Coxim. (Divulgação) CGNews