O Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação de Inverno, realizado em Recife (PE), desde o início da semana conta com a participação de atletas sul-mato-grossenses. A competição se encerra neste sábado (29) e reúne 786 atletas de 114 clubes de todo o Brasil
Vinte atletas de Mato Grosso do Sul competem no evento, representando os clubes Rádio Clube, ALB Estoril, APAN/Costa Rica e AA Maracajuense. Nos primeiros dias de competição, os destaques foram Bento Geleilate, campeão brasileiro nos 100 metros costas, e Otávio Balle, vice-campeão nos 1.500 metros livre.
Gehilson Silva, técnico do Rádio Clube, enfatizou o esforço dos atletas, que se prepararam arduamente nos últimos meses “Estamos colhendo os frutos de um trabalho árduo e dedicado. Foram seis meses de treinamentos intensivos, com sessões diárias e até duplas, envolvendo musculação, alimentação balanceada e repouso adequado. A dedicação desses atletas é admirável”, disse o treinador.
Bento Geleilate, de 15 anos, expressou sua felicidade pela conquista. Ele foi campeão na prova de 100 metros costas, com a marca de 58s81. “Estou muito feliz de ter sido campeão brasileiro nos 100 metros costas, foram seis meses de muito trabalho duro por essa conquista, juntamente ao meu treinador e a minha família. Estou muito feliz de ter alcançado este objetivo”.
Também com 15 anos de idade, Otávio Balle foi vice-campeão brasileiro nos 1.500 metros livre, batendo o tempo de 16min17s43. Estou muito contente com a minha colocação, sou vice-campeão brasileiro. Foi muito tempo de dedicação”, relembrou.
BOLSA ATLETA
Dentre os competidores do Estado, 12 jovens foram beneficiados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul através da Fundesporte, o que permitiu dedicação exclusiva aos treinos e competições.
“A Bolsa Atleta é um incentivo fundamental para nossos jovens talentos, permitindo que eles se dediquem integralmente aos treinamentos e às competições”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. “Ver esses resultados nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com o esporte de base em Mato Grosso do Sul”.
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou que os resultados alcançados pelos atletas são reflexo do investimento contínuo no esporte estadual.
Esta competição nacional não apenas celebra o talento dos jovens nadadores sul-mato-grossenses, mas também reafirma o compromisso em promover o desenvolvimento e o sucesso no esporte de alto rendimento. “Estamos comprometidos em apoiar nossos atletas e proporcionar as condições necessárias para que eles alcancem seus melhores resultados. A performance desses jovens no Campeonato Brasileiro Juvenil é uma prova do potencial do esporte em nosso estado”, reforçou.