Mais um óbito por Influenza foi registrado em Mato Grosso do Sul e, pela segunda semana consecutiva, a vítima era um morador de Corumbá. Conforme o boletim epidemiológico mais recente da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado nessa quarta-feira (16), o corumbaense, de 62 anos, faleceu no dia 9 de outubro e sua única comorbidade era o tabagismo. Com este óbito, Mato Grosso do Sul passa a registrar 81 mortes pela doença.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ainda conforme os dados apontados no documento, 133 novos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram notificados no estado desde a última semana epidemiológica. Desse total, 8 são de Influenza: 6 por Influenza A e 2 por Influenza B.
Pelos registros, os principais casos de hospitalização por Influenza em Mato Grosso do Sul são de crianças de 1 a 9 anos (20,1%). Apesar desse índice, os idosos de 80 anos ou mais são as principais vítimas e registros de óbito (32,1%).
Vacinação
Corumbá, município que registrou o óbito mais recente por Influenza, está com 51,1% de cobertura vacinal completa, número abaixo do indicado pelo Ministério da Saúde.
A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.