Medida amplia atendimento presencial gratuito em todo o país e reforça combate a fraudes contra beneficiários.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem procurar uma agência dos Correios para consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios. A nova medida amplia a rede de atendimento presencial do INSS, especialmente em cidades que não possuem unidades próprias do instituto.
Atendimento gratuito em mais de 5 mil agências
Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados, os Correios agora oferecem uma estrutura pública e gratuita essencial para o enfrentamento de fraudes que atingiram milhares de idosos. O atendimento será realizado exclusivamente por profissionais treinados, com protocolos rigorosos de segurança e sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Acesso garantido aos direitos
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que o objetivo da parceria é garantir o acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, afirmou.
Já o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que a iniciativa faz parte de um esforço do governo federal para atender aqueles que mais precisam. “Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queiram receber o auxílio presencial.”
Correios como braço social do governo
O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, enfatizou que a medida reforça o papel social dos Correios. “Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente aqueles que mais precisam.”
Atendimento também será levado a regiões remotas
Para locais ainda não atendidos por agências habilitadas, estão previstas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço e que nenhum beneficiário fique sem assistência.
A lista completa das unidades habilitadas pode ser consultada no site oficial dos Correios: www.correios.com.br.