Diretoria do Timão alega desrespeito ao Regulamento Geral de Competições na partida contra o Flamengo
Helder Carvalho –
Augusto Melo, presidente do Corinthians (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
A diretoria do Corinthians entrou com uma ação no STJD, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, contra a decisão da CBF para mudar a data da partida de volta contra o Flamengo na Copa do Brasil.
Conforme a CNN, os cartolas corintianos avaliam a mudança como improvável, porém entendem que o Tribunal pode se impor contra CBF que, ao atender um pedido do time carioca. Assim, mudou a data da partida entre Corinthians e Flamengo do dia 16 de outubro, um dia após a data FIFA, para o dia 20 de outubro, às 16h. “A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições”, diz a instituição.
O entendimento é que o clube será prejudicado sem o aviso para a mudança da data.
Leia a nota do Sport Club Corinthias Paulista
O Sport Club Corinthians Paulista vem a público manifestar sua preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional. A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.
Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.
Em defesa desses princípios e para garantir a justiça nas competições, o Corinthians tomou a medida de ingressar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. O clube espera que o tribunal restabeleça as datas previamente acordadas, preservando a lisura e o equilíbrio das competições.
O Vasco também acionou o STJD sob a mesma argumentação em referência à mudança do jogo entre o Gigante da Colina contra o Atlético-MG para o dia 19 de outubro.
Tanto o Galo quanto o Rubro-negro tem em seus elencos jogadores que usualmente são escalados para seleções.
Em outra ponta, os times alegam desrespeito ao Regulamento Geral de Competições. Há um questionamento sobre o adiantamento da rodada do Brasileirão dos dias 19 e 20 de outubro para, assim, adaptar as novas datas da Copa do Brasil. Os seguintes jogos foram alterados:
Fortaleza x Atlético-MG – 16/10
São Paulo x Vasco – 16/10
Corinthians x Athletico-PR – 17/10
Flamengo x Fluminense – 17/10
Vasco no STJD
O clube alega que a troca de data beneficia o Galo, além de ter sido feita sem o consentimento e “maneira contrária ao calendário previamente estabelecido”. Além disso, o Vasco também reafirmou que a mudança fere a isonomia do futebol nacional.
Protestos
Em vídeo, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, questionou a medida. “O Corinthians foi desrespeitado. Quero entender qual o motivo da mudança, a antecipação do jogo do Brasileirão de domingo para quinta-feira, que é muito importante para nós. Corinthians não quer ser beneficiado, mas não vai aceitar que ninguém seja beneficiado”.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se viu em uma chuva de protestos após mudanças nas datas das semifinais da Copa do Brasil. Tal mudança de data beneficiaria o Flamengo, que teria mais tempo para descansar jogadores convocados por suas respectivas seleções.
Nesta segunda-feira (30), torcedores aproveitaram para “trocar” o nome da instituição para “Confederação Beneficente do Flamengo”, em crítica referente a um suposto benefício do Rubro-negro na competição.
*Com CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!