A Coreia do Norte disparou o que pareciam ser cerca de 10 mísseis balísticos de curto alcance da costa leste do país, disseram os militares da Coreia do Sul nesta quinta-feira (30), no horário local.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico que aparentemente caiu fora da zona econômica exclusiva do Japão.
Os supostos mísseis foram disparados de uma região próxima à capital Pyongyang às 6h14 da manhã, no horário local, e voaram cerca de 350 quilômetros antes de cair no mar, ainda segundo o comunicado dos militares sul-coreanos.
A Coreia do Sul disse que está compartilhando informações relacionadas aos mísseis norte-coreanos com os EUA e com as autoridades japonesas.
O lançamento foi feito dias depois que a Coreia do Norte falhou, de novo, em tentar colocar em órbita um satélite espião. O motor do foguete explodiu durante o voo.
Depois do fracasso, o líder Kim Jong-un prometeu nunca desistir dos projetos espaciais.
Na quinta-feira (30), no horário local, um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte condenou a declaração do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de que a tentativa de lançar outro satélite militar usando tecnologia de mísseis balísticos vai contra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Em outro lançamento, a Coreia do Norte enviou centenas de balões carregando lixo e fezes para o outro lado da fronteira em direção para a Coreia do Sul na quarta-feira.
O governo sul-coreano ficou irritado e disse que o ato era perigoso.