O São Francisco-PA, que inicialmente estava confirmado na competição, foi substituído
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma alteração na lista dos 92 clubes garantidos na Copa do Brasil de 2025, após uma revisão criteriosa. O São Francisco-PA, que inicialmente estava confirmado na competição, foi substituído pelo Águia de Marabá. A decisão foi tomada com base no desempenho dos clubes no Campeonato Paraense de 2024.
Mudança de vaga
O imbróglio começou quando a Federação Paraense de Futebol (FPF) intermediou a comunicação entre a CBF e o São Francisco-PA, informando que o Águia de Marabá, quarto colocado no Campeonato Estadual, herdaria a vaga na Copa do Brasil. A posição foi determinada pelo regulamento da CBF, que estabelece que o quarto lugar no Parazão tem direito à classificação.
Por outro lado, o São Francisco havia garantido sua vaga com o vice-campeonato da Copa Grão-Pará, mas a CBF decidiu que a vaga deveria seguir a classificação final do Campeonato Paraense, e não o resultado da Copa Grão-Pará.
Posicionamento da CBF
A CBF, em comunicado oficial, reforçou que a distribuição das vagas na Copa do Brasil de 2025 deve seguir as regras do Campeonato Estadual. “A diretoria jurídica e a Diretoria de Competições reiteram que a vaga na Copa do Brasil 2025 deve ser atribuída ao Águia de Marabá, quarto colocado no Campeonato Paraense de 2024, e não ao vice-campeão da Copa Grão-Pará”, destacou o documento.
Com isso, o Águia de Marabá agora ocupa a terceira vaga do estado do Pará na Copa do Brasil de 2025, substituindo o São Francisco-PA, que já havia sido inicialmente confirmado.
*Com informações do GE