Representantes da CGE (Controladoria-Geral do Estado) e da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica) se reuniram terça-feira (11) para discutir e acompanhar os projetos constantes no Contrato de Gestão – modelo de administração pública com o objetivo de promover entregas mais eficientes à sociedade – da controladoria.
O relatório parcial do desenvolvimento dos projetos da instituição foi apresentado pelo controlador-geral0 Carlos Eduardo Girão de Arruda, que destaca o acompanhamento do Contrato de Gestão como um importante mecanismo para verificação do caminho que está sendo percorrido pelo órgão.
“É um processo essencial para que avaliemos como está a execução dos projetos ao longo do ano. Estamos conquistando maturidade, conhecendo melhor as nossas entregas. Sabendo das dificuldades, podemos ajustar melhor o nosso foco para que alcancemos os objetivos traçados”, afirma.
Em relação ao andamento do cumprimento do Contrato de Gestão por parte da CGE-MS, o superintendente de Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Thaner Castro Nogueira, apontou que o ritmo dos projetos está dentro do esperado e as entregas são consistentes.
“Eu chamo a atenção para a questão das Cartas de Serviços – que é uma entrega bem importante -, o projeto de validação da auditoria interna, além da dedicação dos gerentes. A maturidade da Controladoria também é destacável. A expectativa é de que a CGE-MS alcance 100% da execução, sempre considerando a necessidade de que os impactos das ações advindas do cumprimento do Contrato de Gestão gerem evidências por meio de indicadores que comprovem a efetividade dessa importante instituição do nosso Estado”, destaca.
Entre os resultados já atingidos pela CGE-MS se destacam a elaboração de material técnico sobre riscos de contratação; certificação de nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM); avanços relativos à elaboração de material sobre compliance; e ampliação do número de escolas participantes do projeto Estudantes no Controle.
“O Contrato de Gestão é estabelecido como uma forma de executarmos tudo o que consta no Plano Plurianual e nas promessas de campanha do Governo”, explicou o chefe da Assessoria de Governança e Comunicação da CGE-MS, Juris Jankauskis Junior, ao comentar sobre o pioneirismo do Estado do Mato Grosso do Sul no estabelecimento desse modelo de compromisso institucional.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaiane Firmino
Fonte: Agência de Notícias