Inspeção pedida pelo Ministério Público Estadual revelou série de problemas estruturais no Conselho Tutelar Sul, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Um deles é a falta de tampa na privada do sanitário feminino, além de problemas com cadeiras.
São cinco as unidades dos conselhos tutelares inspecionadas, em inquérito civil aberto pela 46ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. As visitas de técnicos às unidades ocorreram em 2022.
O objeto principal da apuração é saber se as unidades citadas têm condições estruturais para receber pessoas e promover atendimento adequado.
Sul
O Relatório de Vistoria 41, do MPE, em outubro de 2022, citou que o CT Sul tem cinco ambientes. No primeiro, composto por recepção, copa com banheiro e sala de técnicos, foi observado que há cadeiras e bancos em péssimo estado de conservação; bebedouro estragado e sem ares-condicionados.
Na área dos sanitários, a inspeção constatou banheiro feminino sem tampa na privada e porta-papel higiênico. No refeitório, viu-se que a geladeira estava estragada e ausência de mesas e cadeiras para fazer as refeições.
Os técnicos ouviram que o bebedouro estava estragado e que a caixa d’água nunca fora lavada. A maior parte dos servidores traz água de casa. Em dias de chuva há ambientes que molham em razão de problemas na cobertura do telhado.
A avaliação dos técnicos é que a unidade em questão encontra-se em estado regular de conservação, necessitando de reformas e reparos que contemplem os pontos elencados. Entramos em contato com a prefeitura de Campo Grande. O espaço está aberto para manifestações.
Resposta
A SAS emitiu nota e disse que acompanha a situação junto com os responsáveis pelas manutenções e reparos de casa unidade.
”A SAS reitera que está acompanhando sistematicamente as unidades por meio do Núcleo de Apoio ao Conselho Tutelar, criado em 2023 para agilizar as demandas e a interlocução com os conselheiros tutelares”, disse a secretaria.
O órgão adiantou que o Conselho Tutelar do Centro já tem previsão de mudar de prédio.