O Brasil vai sediar, pela primeira vez fora da Europa, um centro internacional de pesquisa agrícola voltado à análise de solos e desenvolvimento de soluções biotecnológicas. O laboratório está instalado no Centro Universitário Ingá (Uningá), em Maringá, no Paranáe é fruto da parceria entre duas grandes multinacionais do setor: Alltech e Ideagro.
Com investimento superior a US$ 1 milhão, o espaço de 230 metros quadrados está equipado para realizar análises físico-químicas e biológicas, além de detectar, por PCR (técnica que amplifica fragmentos específicos de DNA, permitindo a detecção e quantificação de micro-organismos específicos no solo), de até 340 tipos de vírus e doenças nas principais culturas agrícolas do país.
O objetivo é ampliar a eficiência no uso de tecnologias no campo, com ganhos em produtividade e rentabilidade para os produtores brasileiros.
O laboratório também vai se dedicar ao conceito de solo supressivo, ou seja, um ambiente equilibrado biologicamente, menos propenso ao surgimento de pragas e mais favorável ao desenvolvimento das plantas. A meta é lançar ao menos cinco novas soluções voltadas ao controle biológico e ao estímulo radicular.
Além da estrutura de pesquisa, a parceria com a Uningá também vai oferecer oportunidades de intercâmbio. Dois alunos do curso de Agronomia poderão, anualmente, viajar à Espanha para participar de um programa de troca de conhecimentos.
Confira a reportagem completa da repórter Valéria Burbello, direto de Maringá (PR).