As candidatas à Prefeitura de Campo Grande Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) Brasil se enfrentam na noite desta segunda-feira (21) no 2º Debate Midiamax 2024mediado pela jornalista Cristina Serra. O debate será realizado no auditório do CREA-MS, com transmissão multiplataforma e ao vivo para todo o Mato Grosso do Sul, com mediação da jornalista Cristina Serra.
Eleitores podem acompanhar o embate entre as candidata nos 79 municípios do Estado de diversas maneiras: pela home do Jornal Midiamaxpelo Canal 4.1 da Net Campo Grande – TVC Midiamax, e pela TV Aparecida. A trnsmissão também ocorre simultaneamente no Facebook, YouTube, TikTok, Rádio Difusora Pantanal e Rádio Hora 92.3 FM. Além da transmissão pela TVE em canal aberto a toda a população.
As candidatas obtiveram o maior número de votos no primeiro turno e foram para a segunda etapa do pleito municipal. Adriane Lopes e Rose Modesto estarão frente a frente para discutir temas diversos, o que pode definir quem comandará a Prefeitura de Campo Grande a partir de 2025.
O debate multiplataforma do Jornal Midiamax tradicionalmente concentra dezenas de milhares de telespectadores. Na última edição, bateu recorde de audiência, com mais de 33,9 mil pessoas assistindo ao debate nas redes sociais oficiais do Jornal Midiamax (YouTube, Instagram e Facebook).
Vale lembrar que, nas eleições de 2022, quando a população assistiu ao debate para governador de Mato Grosso do Sul, o recorde havia sido de 12 mil pessoas online no YouTube.
A Capital tem 646.198 eleitores aptos a votar no dia 27 de outubro, próximo domingo. Confira também a maior cobertura das Eleições Municipais 2024 de Mato Grosso do Sul no Jornal Midiamax.
Inédito: 2º turno terá duas mulheres disputando prefeitura em Campo Grande
A Prefeitura de Campo Grande será disputada pelas candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) no segundo turno das Eleições de 2024. As duas tiveram os melhores resultados nas votações do primeiro turno, no dia 6 de outubro.
Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorre como vice.
Enquanto Rose Modesto recebeu 131.525 votos no primeiro turno. Assim, representa 29,56% dos votos válidos para a prefeitura de Campo Grande. O vice na chapa de Rose Modesto é Roberto Oshiro (União Brasil).
Presenças confirmadas
A presença das duas candidatas foi confirmada, reforçando o formato único do jornal, para que seja o mais democrático, independente da cláusula de barreira e representatividade parlamentar. Assim, o jornal garante oportunidade para que as duas postulantes possam participar e apresentem as considerações e ideias da campanha.
Ó Debate Midiamax acontece com a participação garantida de todos, que é a marca do evento, e confronto direto, com roteiro pensado para oferecer espaço igualitário e máxima liberdade aos candidatos para mostrar como são, o que pensam e como agem.
O compromisso de todas as candidaturas postas a participar foi firmado no último dia 27 de agosto.
Embate livre
Ou 2º Debate Midiamax 2024contudo, trará algumas mudanças em relação ao que foi realizado no primeiro turno, com direito a confronto direto em tema livre. Durante o debate, as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) poderão discutir as propostas em quatro blocos.
Não primeirocada candidata presente, mediante ordem definida em sorteio, terá 30 segundos para realizar uma pergunta para a outra candidata, com tema livre e tempo de resposta de 2 minutos. Na sequência, quem fez a pergunta terá um minuto para réplica, e quem respondeu terá mais um minuto para a tréplica. Cada candidata fará 4 perguntas neste bloco.
Já no segundo bloco, seguindo o sorteio que definiu a ordem no bloco anterior, de forma inversa, a candidata terá direito a realizar 4 perguntas para a adversária. Para cada pergunta, será sorteado na hora um tema entre os previamente aprovados, listados a seguir: Educação, Saúde, Corrupção e Transparência, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Servidor Público, Ambiente e Urbanismo, Impostos e Assistência Social. Cada pergunta deverá ter 30 segundos de duração e cada resposta deve ter dois minutos. Réplica e tréplica terão um minuto.
A grande novidade está no terceiro bloco: cada candidata terá 12 minutos de tempo total para falar livremente. O tempo de cada candidata será automaticamente contado enquanto ela estiver falando, de forma que devem gerenciar quanto tempo dispensarão em cada pergunta, resposta ou comentário que faça. Assim que o tempo de uma candidata se esgotar, o microfone será automaticamente cortado. Não haverá neste bloco direito de resposta, pois ambas terão liberdade para responder e interagir dentro dos 12 minutos de que dispõem.
Por fim, no quarto e último bloco, e considerando a ordem inversa do bloco anterior, cada candidata terá três minutos para considerações finais, com proibição de citar nominalmente os outros candidatos.
Checagem de fatos
O segundo Debate Midiamax de 2024 seguirá com a checagem de fatos. Em até 24 horas após o debate, as candidaturas poderão enviar à redação denúncias e documentações sobre eventuais informações inconsistentes, incorretas ou ‘fake news’ levadas ao público durante o enfrentamento.
Cada denúncia será analisada pelo núcleo de Transparência e classificada, mediante checagem de dados, como ‘PROCEDENTE’, ‘PARCIALMENTE PROCEDENTE’ ou ‘IMPROCEDENTE’, a serem divulgadas em matérias jornalísticas.