O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do velório de Papa Francisco, que faleceu na manhã de ontem (21), aos 88 anos, após complicações de saúde que se agravaram nas últimas semanas. As imagens mostram o corpo do pontífice em um caixão, na capela da Casa de Santa Marta, onde ele residia, além de registros do momento do rito de constatação da morte.
De acordo com o boletim oficial, Francisco foi vítima de um colapso cardiovascular irreversível. Antes de falecer, ele entrou em coma e teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), quadro influenciado por uma série de problemas respiratórios anteriores, entre eles uma pneumonia multimicrobiana bilateral diagnosticada em fevereiro deste ano. O comunicado médico foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor de Saúde e Higiene do Vaticano.
Cerimônia de despedida reunirá fiéis na Basílica de São Pedro
O enterro de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi marcado para o sábado (26), às 10h no horário de Roma (5h em Brasília). A Missa das Exéquias será celebrada no átrio da Basílica de São Pedro e abrirá oficialmente os ritos do Novendiali — o período de nove dias de orações e homenagens que a Igreja Católica realiza após a morte de um papa.
Após a missa, ocorrerão os rituais da Última Commendatio e da Valedictio, que marcam a despedida solene do pontífice. Em seguida, o caixão será conduzido ao interior da Basílica de São Pedro e posteriormente transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento.
Francisco foi o segundo papa mais idoso a comandar a Igreja Católica nos últimos 700 anos. Sua morte foi confirmada pelo Vaticano às 7h35 da manhã (2h35 de Brasília) da segunda-feira, com uma nota oficial dizendo: “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”.
Confira as primeiras imagens do velório do Papa Francisco, divulgadas pelo Vaticano:

