Com 33.767 pessoas de Mato Grosso do Sul, inscritas no Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, neste domingo (18), em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, o gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na terça-feira (20). Os participantes poderão acessar as respostas corretas na página oficial do certame.
Sendo 2,1 milhões de inscritos no País, após a divulgação, os candidatos terão os dias 20 e 21 de agosto para interpor recursos, caso discordem das resoluções. De acordo com o cronograma oficial, o cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas serão divulgadas em 8 de outubro, após a avaliação dos recursos.
No mesmo dia, 8 de outubro, será publicada também a nota preliminar da prova discursiva. Os candidatos poderão solicitar revisão das questões abertas nos dias 8 e 9 de outubro, com a nota final das discursivas prevista para 17 de outubro.
Ainda em 8 de outubro, será feita a convocação para o envio de títulos. Os documentos necessários deverão ser enviados entre 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado em 4 de novembro, com prazo para recursos em 4 e 5 de novembro e nota final em 19 de novembro.
Antes da divulgação da nota final do CNU, marcada para 21 de novembro, candidatos que se autodeclararam negros e indígenas para vagas reservadas terão um cronograma específico para a verificação da condição declarada. A convocação para esse procedimento ocorrerá em 17 de outubro, com realização prevista para 2 e 3 de novembro.
Candidatos com deficiência, também com vagas reservadas, deverão realizar perícia médica e avaliação psicossocial entre 17 e 25 de outubro. Os resultados preliminares dessa avaliação serão divulgados em 13 de novembro, juntamente com os resultados preliminares da verificação das autodeclarações. Recursos poderão ser interpostos nos dias 13 e 14 de novembro, e os resultados finais serão anunciados em 21 de novembro.
As provas do CNU serão aplicadas em 228 cidades em todos os estados e no Distrito Federal. Os mais de 2,1 milhões de inscritos disputam 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, além de um cadastro de reserva com mais de 13 mil candidatos. Os salários iniciais para os aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22.900, conforme o cargo.
CORREIO DO ESTADO