Em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (11), o Condel (Conselho Deliberativo do Centro-Oeste) aprovou uma proposta defendida pela Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) de criação do FCO Pantanal.
O programa FCO Pantanal tem o intuito de facilitar o acesso aos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste para financiar atividades econômicas no Pantanal, impactadas pela estiagem e pelos incêndios descontrolados dos últimos meses.
“A aprovação dessa linha diferenciada de crédito é uma vitória. A forte estiagem e os incêndios descontrolados prejudicaram vários empreendimentos no Pantanal. Por isso, entendemos que é importante que o Governo Federal tenha uma linha de financiamento especial para atender esse público”, destacou o deputado Vander Loubet, que participou da reunião do Condel.
Conforme a proposta, as condições especiais de financiamento beneficiarão principalmente os pequenos empreendedores, com limites financiáveis de até 100%. Além disso, haverá carência prolongada de até um ano e prazos de pagamento prolongados em até dois anos, dependendo da capacidade de pagamento dos beneficiários. Para capital de giro/custeio, os limites serão superiores às linhas tradicionais, podendo atingir até 40% do valor financiado pelo FCO.
Superintendente da Sudeco, Luciana de Souza Barros, explica que o FCO Pantanal será voltado tanto para produtores rurais quanto para empreendedores dos setores de comércio, serviços e turismo. O foco será em pequenos tomadores – aqueles que faturam até R$ 16 milhões por ano.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.