O cronograma de 2025 com a divulgação dos levantamentos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já está disponível no site da companhia. Publicado hoje (6), o calendário apresenta as datas de anúncios das safras de grãos, café, cana-de-açúcar, além de dados de comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).
O primeiro evento divulgado pela estatal, agendado para o dia 14 de janeiro, será o anúncio do 4º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25. As divulgações das safras de grãos realizadas pela Conab fornecem um panorama completo, que começa no início do ciclo de produção, com a primeira divulgação realizada em outubro do ano passado, e se estende até a finalização do ano agrícola.
Ao todo, são 12 levantamentos mensais, sendo o último do ano-safra 2024/25 programado para o dia 11 de setembro. A Companhia monitora as safras de 16 grãos: algodão, amendoim, arroz, gergelim, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.
Ainda em janeiro, a Conab realizará duas divulgações relacionadas à safra de café. A primeira, marcada para o dia 21, será o 4º Levantamento da cultura, com informações sobre o fechamento da safra de 2024. Já no dia 28, os técnicos da estatal apresentarão o panorama para o ciclo de 2025, com o anúncio do 1º Levantamento.
Outras três divulgações, abrangendo informações sobre área, produtividade e produção nas principais regiões produtoras de café, estão previstas para maio, setembro e dezembro, cobrindo toda a temporada de cultivo do grão.
Cana-de-açúcar
O 4º e último levantamento que encerra a safra 2024/25 será divulgado no dia 17 de abril. Já as análises referentes à safra 2025/26 serão publicadas em 29 de abril, 26 de agosto e 4 de novembro de 2025. O último levantamento da safra de cana-de-açúcar será divulgado em 16 de abril de 2026.
Outros produtos
O calendário da Conab também inclui o cronograma de publicação do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA). Este documento é elaborado em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).
Segundo a Conab, o Boletim foi planejado para atender à sociedade com informações detalhadas sobre as condições agrometeorológicas e a análise do comportamento das lavouras, por meio de imagens de satélites e observações de campo. A primeira edição deste ano será publicada no dia 30 de janeiro.