Quem já comeu empadão de frango, sabe o quão deliciosa é essa receita e que é ideal para qualquer tipo de festa e ocasião especial. Em síntese, conheça um pouco mais sobre essa iguaria da culinária brasileira, bem como, alguns fatos da sua história neste artigo.
O que é o empadão de frango?
Um empadão de frango se assemelha muito a uma torta doce clássica. Assim, nada mais é do que uma das principais receitas salgadas fáceis de fazer.
Em suma, o prato tem como destaque a versatilidade, pois você pode adaptá-la ao seu gosto pessoal e adicionar outros itens.
É possível servi-lo tanto como prato principal de um jantar especial, como reunião de família e amigos, quanto em ocasiões mais casuais. Ou seja, é a pedida perfeita para qualquer situação que você queira comer bem.
O mesmo vale para quem quer levar um prato diferente para algum tipo de evento, pois a receita é simples de fazer, mas muito deliciosa. Assim, não vai deixar nada a desejar com uma iguaria maravilhosa para todos os momentos.
Dicas de preparo
A massa do empadão é um dos pontos principais da receita, nesse sentido é vital que você adicione alguns ingredientes especiais a ela, por exemplo:
A ideia é dar um sabor ainda mais especial à estrutura do prato, no entanto, o importante é que não exagere na quantidade a usar.
Em síntese, coloque uma porção que se encaixe no seu gosto, mas sempre com uma dose de moderação para não passar do ponto.
Para o recheio ficar cremoso, o ideal é colocar um pouco de leite condensado, bem como creme de leite à mistura. Contudo, caso prefira, pode adicionar também outros itens, por exemplo, azeitonas, ovos cozidos e palmito.
Como fazer empadão de frango?
A receita de empadão de frango é saborosa e muito popular, assim, tem como ingredientes principais alho e cebola em seu recheio, bem como:
- 1 peito de frango grande, cozido e desfiado;
- 1/2 cebola picada;
- 1 colher (sopa) de alho triturado;
- 1 pacotinho de caldo de galinha em pó (ou tablete);
- 1 colher (chá) de colorífico (colorau);
- 1 copo de requeijão cremoso ou 1 embalagem de creme de ricota + 3 colheres (sopa) de creme de leite;
- Sal, pimenta e salsinha a gosto.
Refogue a cebola na manteiga, acrescente o alho, em seguida, o peito de frango e polvilhe o caldo de galinha. Some 1/4 de copo de água e deixe em fogo baixo por alguns minutinhos.
Junte o requeijão (ou creme de ricota), o colorau e acerte o sal. Acrescente pimenta-branca moída na hora e salsinha picada (opcional).
Eu preparo da missa
Já para a massa do empadão, você vai precisar de alguns ingredientes, como:
- 150 ml de creme de leite (de caixinha ou lata sem soro);
- 2 ovos levemente batidos;
- 100g de manteiga ou margarina amolecida em temperatura ambiente;
- Farinha de trigo até dar ponto (mais ou menos 4 xícaras);
- Sal a gosto — se estiver usando manteiga ou margarina sem sal a quantidade é cerca de 1 colher rasa (chá).
Misture todos os ingredientes até ficarem homogêneos e virar uma bola. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível ou refratário (não precisa untar).
Para isso, aliás, use o rolo de massas ou vá tirando pedacinhos da massa e moldando. Faça alguns furinhos ao fundo com um garfo.
Coloque o recheio que deve estar totalmente frio (coloquei um pouco de parmesão por cima dele) e cubra com o restante da massa, nessa parte tem que usar o rolo.
Faça também alguns furinhos na massa da cobertura, pincele uma gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido em 200º por cerca de 1 hora ou até dourar a superfície.
Qual é a história do empadão de frango?
A história do empadão de frango se inicia em Portugal, nos seus pastelões, que eram tortas grandes como uma torta doce, mas salgada. Do mesmo modo, vinham com muitos recheios que davam maior sabor a elas, como:
- carne;
- bacalhau;
- atum;
- frango;
- e vários outros.
Não se tem confirmação certa sobre a sua origem, todavia, a iguaria portuguesa é o mais próximo que se sabe sobre esse empadão.
Por fim, a receita só se popularizou no Brasil no decorrer do século XX, no Rio de Janeiro, e logo se tornou um grande sucesso.